Brasil se une a Azerbaijão e Emirados Árabes em troika climática para COPs

14 de fevereiro de 2024
COP29 Troika Mission 1_5
COP28.com

A “troika” das presidências das COP28, 29 e 30 quer impulsionar a ambição climática dos governos nos novos compromissos nacionais sob o Acordo de Paris. 

Representantes dos governos dos Azerbaijão, Brasil e Emirados Árabes Unidos apresentaram na última 3ª feira em Dubai (13/2) a “Troika das Presidências da COP”, a primeira articulação formal entre as presidências de diferentes Conferências da ONU sobre o Clima. O grupo reúne a presidência da COP28 de Dubai, chefiada por Sultan al-Jaber; da COP29 de Baku, que deve ser comandada por Mukhtar Babayev; e da COP30 de Belém, ainda sem um presidente designado por parte do governo brasileiro.

A principal tarefa do grupo será impulsionar a ambição climática dos novos compromissos nacionais que serão apresentados pelos países no ano que vem, antes da COP de Belém. As novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) sob o Acordo de Paris são vistas como decisivas para fechar a lacuna entre as promessas de ação climática dos países e as reduções das emissões de gases de efeito estufa necessárias para limitar o aquecimento global em 1,5ºC neste século.

“A Troika ajudará a garantir o cumprimento das responsabilidades coletivas das Presidências e o apoio às prioridades globais, o que, por sua vez, transformará o acordo em ação por parte dos atores governamentais e não governamentais”, destacou a presidência da COP28 em nota.

A articulação vem sendo costurada desde o final da COP28 de Dubai, em dezembro passado. O Brasil foi um dos propositores da iniciativa, inserida dentro da estratégia do país para transformar a COP30 de Belém, no final do ano que vem, em uma referência para a ação dos países em prol da meta de 1,5ºC de aquecimento.

“Precisamos aproveitar ao máximo a oportunidade que esta Troika de Presidências da COP apresenta [para] garantir que nestes próximos dois anos seremos capazes de fazer o que a ciência nos diz que devemos fazer, na última janela de oportunidade para alcançar a ambição de 1,5ºC”, afirmou a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). Ela foi representada no lançamento do grupo pela secretária nacional de mudanças climáticas, Ana Toni.

AFP, Band e Folha repercutiram a notícia.

Em tempo 1: Por falar em Ana Toni, a secretária deu uma entrevista ao InfoAmazonia, onde comentou sobre os desafios da retomada da política ambiental e climática do Brasil nesse 1º ano de gestão. Ela comentou também sobre a retomada do Plano Nacional de Adaptação, que deve ser apresentado pelo governo neste ano, e a criação do Conselho Nacional de Emergência Climática. “Está claro que este é um desafio global: a governança de mudanças do clima nacionalmente de uma maneira participativa entre todos os multiníveis. Ainda não temos bons modelos nem para nos inspirar. Então, vamos começar a desenvolver o nosso, com a esperança de contribuir para inspirar outros”, disse.

Em tempo 2: Enquanto isso, em Baku, o governo do Azerbaijão pediu aos hotéis da cidade que adiassem a confirmação de reservas para a COP29 em novembro. A medida levantou temores entre representantes da sociedade civil sobre uma escalada dos preços das hospedagens para o evento, o que restringiria a participação das organizações sociais, especialmente do Sul Global. De acordo com o Climate Home, não está claro qual é o objetivo das autoridades azeris, se elas repetirão o que os egípcios fizeram em 2022, quando impuseram uma tarifa mínima sobre as reservas hoteleiras, o que encareceu os preços.

 

ClimaInfo, 15  de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar