Impasse com governo continua e servidores ambientais mantêm paralisação

19 de fevereiro de 2024
servidores ambientais paralização
Ibama / Wikimedia Commons

Proposta do governo em nova rodada de negociações realizada na semana passada não foi considerada satisfatória, e mobilização de servidores continuará enquanto contraproposta é elaborada.

No primeiro dia de 2024, servidores da área ambiental do governo federal iniciaram uma mobilização por valorização salarial e da carreira. Na 6ª feira (16/2), representantes da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA (ASCEMA) e dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Gestão e Inovação (MGI) se reuniram para uma tentativa de acordo. Como isso não aconteceu, a paralisação continua.

A última mesa de negociação havia ocorrido em 1º de fevereiro, lembra a Folha. E de acordo com Cleberson Zavaski, presidente da ASCEMA, o próximo encontro somente irá ocorrer a partir da entrega de uma nova contraproposta do governo, o que deve ocorrer até 4ª feira (21/2).

“A proposta apresentada [pelo MMA e o MGI] ainda tem vários pontos que não atendem às reivindicações centrais da categoria. A mobilização de servidores vai continuar até que haja um acordo com o governo”, afirma Zavaski.

As reivindicações de um novo plano de carreira, aumento de salário e melhores condições de trabalho para agentes e analistas ambientais vêm ocorrendo desde o ano passado. Com a falta de retorno do governo, os servidores deram início à mobilização neste ano, informa o BNC Amazonas.

Atualmente, trabalhadores do IBAMA, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro e MMA estão realizando trabalho burocrático e deixando de lado ações externas, como fiscalizações em Unidades de Conservação e vistorias para concessão de licenças, explica ((o))eco. A maior reivindicação é por uma reestruturação da carreira, com equiparação aos salários da Agência Nacional de Águas (ANA), passando do atual valor inicial de R$ 8.817,72 para R$ 15.058,12.

Segundo levantamento da ASCEMA, o IBAMA aplicou 470 autos de infração em janeiro, uma queda de 70% em relação a igual mês de 2023, quando foram registrados cerca de 1.566 autos. Também houve redução de 52% na emissão de licenças ambientais no mês passado na comparação com a média de janeiro de 2023, detalha o Portal Marcos Santos.

 

 

ClimaInfo, 19 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar