Governo lança programa de proteção cambial para investimentos verdes

26 de fevereiro de 2024
Brasil G20 investimentos verdes
Pedro Ladeira / Folhapress

A nova iniciativa operacionalizará o chamado “hedge cambial” de longo prazo para proteger investimentos estrangeiros em projetos verdes contra as variações do valor do Real.

O governo federal apresentou nesta 2ª feira (26/2) o Programa de Mobilização de Capital Externo e Proteção Cambial – Eco Invest Brasil. A iniciativa faz parte do Plano de Transformação Ecológica que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e tem como principal objetivo incentivar investimentos estrangeiros em projetos de economia verde e sustentável no Brasil. Segundo a Folha, o Ministério da Fazenda espera que o programa destrave investimentos externos em projetos de energia renovável (solar e eólica), hidrogênio de baixa emissão, combustível sustentável de aviação (SAF) e mobilidade elétrica.

O Eco Invest Brasil oferecerá uma solução de proteção cambial para ajudar a reduzir os riscos associados à volatilidade do valor do Real frente a outras moedas estrangeiras. Ao mesmo tempo, o programa também fornecerá linhas de crédito a custo competitivo para financiar projetos de investimentos alinhados à transformação ecológica que se utilizem de recursos do exterior.

A expectativa do governo é que as linhas de crédito alcancem entre US$ 1 a 2 bilhões anuais. Para tanto, o programa contará com o apoio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, além de fundos nacionais como o Fundo Clima.

O BID será o intermediário na contratação de um banco internacional que oferecerá o seguro cambial no Brasil. De acordo com o Ministério da Fazenda, “o BID, que tem uma excelente reputação e crédito de alta qualidade [triplo A], pode contratar a proteção cambial de forma mais acessível e com melhores condições, que poderão ser transferidas às companhias e financiadores.”

Como o Valor destacou, a proteção cambial de longo prazo tem sido um dos gargalos para a atração de investimentos duradouros no país. O programa oferecerá, assim, uma solução de seguro cambial inédito no mercado brasileiro para prazos acima de dez anos e com condições que favorecerão a chegada de novos investimentos estrangeiros para projetos de transformação ecológica.

“Acho que é simbólico o que estamos fazendo aqui hoje. Se funcionar, e eu acho que será um exemplo para o mundo, [o programa] vai ser replicado no mundo todo”, destacou o presidente do BID, Ilan Goldfajn, durante a apresentação do Eco Invest Brasil. “É simbólico também porque está acontecendo na semana do G20”.

A notícia também foi abordada na Capital Reset, CNN Brasil, Estadão, InfoMoney, O Globo e Poder360, entre outros veículos.

 

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar