Governo lança programa de proteção cambial para investimentos verdes

Brasil G20 investimentos verdes
Pedro Ladeira / Folhapress

A nova iniciativa operacionalizará o chamado “hedge cambial” de longo prazo para proteger investimentos estrangeiros em projetos verdes contra as variações do valor do Real.

O governo federal apresentou nesta 2ª feira (26/2) o Programa de Mobilização de Capital Externo e Proteção Cambial – Eco Invest Brasil. A iniciativa faz parte do Plano de Transformação Ecológica que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e tem como principal objetivo incentivar investimentos estrangeiros em projetos de economia verde e sustentável no Brasil. Segundo a Folha, o Ministério da Fazenda espera que o programa destrave investimentos externos em projetos de energia renovável (solar e eólica), hidrogênio de baixa emissão, combustível sustentável de aviação (SAF) e mobilidade elétrica.

O Eco Invest Brasil oferecerá uma solução de proteção cambial para ajudar a reduzir os riscos associados à volatilidade do valor do Real frente a outras moedas estrangeiras. Ao mesmo tempo, o programa também fornecerá linhas de crédito a custo competitivo para financiar projetos de investimentos alinhados à transformação ecológica que se utilizem de recursos do exterior.

A expectativa do governo é que as linhas de crédito alcancem entre US$ 1 a 2 bilhões anuais. Para tanto, o programa contará com o apoio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, além de fundos nacionais como o Fundo Clima.

O BID será o intermediário na contratação de um banco internacional que oferecerá o seguro cambial no Brasil. De acordo com o Ministério da Fazenda, “o BID, que tem uma excelente reputação e crédito de alta qualidade [triplo A], pode contratar a proteção cambial de forma mais acessível e com melhores condições, que poderão ser transferidas às companhias e financiadores.”

Como o Valor destacou, a proteção cambial de longo prazo tem sido um dos gargalos para a atração de investimentos duradouros no país. O programa oferecerá, assim, uma solução de seguro cambial inédito no mercado brasileiro para prazos acima de dez anos e com condições que favorecerão a chegada de novos investimentos estrangeiros para projetos de transformação ecológica.

“Acho que é simbólico o que estamos fazendo aqui hoje. Se funcionar, e eu acho que será um exemplo para o mundo, [o programa] vai ser replicado no mundo todo”, destacou o presidente do BID, Ilan Goldfajn, durante a apresentação do Eco Invest Brasil. “É simbólico também porque está acontecendo na semana do G20”.

A notícia também foi abordada na Capital Reset, CNN Brasil, Estadão, InfoMoney, O Globo e Poder360, entre outros veículos.

 

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.