Queimadas disparam no Brasil e fogo na Amazônia bate recorde

foco de queimadas
Greenpeace

Segundo o Monitor do Fogo, do MapBiomas, mais de 1 milhão de hectares foram queimados no Brasil em janeiro, alta de 248% em um ano. 

O mês de janeiro registrou uma disparada nos registros de fogo em todo o Brasil. De acordo com o Monitor do Fogo, plataforma da Iniciativa MapBiomas que monitora a situação dos incêndios e queimadas em todo o território brasileiro, mais de 1 milhão de hectares (ha) foram consumidos pelo fogo no último mês, uma área equivalente a dez vezes o estado de Sergipe.

Na comparação com janeiro de 2023, quando 287 mil ha foram incinerados, a alta foi de 248%. Desse total, 941 ha (91%) estão localizados na Amazônia, o bioma mais afetado pelo foto no último mês, com um crescimento de 266% em relação ao mesmo mês no ano passado. O segundo bioma mais afetado pelo fogo foi o Pantanal, com 40,6 mil ha queimados.

No ranking dos estados, Roraima (413.170 ha, alta de 250%), Pará (314.601 ha) e Amazonas (95.356 ha) lideram entre aqueles com maiores índices de incêndios e queimadas. Roraima sozinha representou 40% do total queimado no Brasil em janeiro de 2024.

“É normal que a Amazônia lidere em disparada a área queimada no início do ano por conta da estação seca de Roraima acontecer justamente nesse período. Entretanto, esse ano houve o agravante da seca extrema, que retardou e diminuiu a quantidade de chuva, deixando a região ainda mais inflamável”, explicou Ane Alencar, diretora de ciência do IPAM e coordenadora do MapBiomas Fogo.

A situação das queimadas segue grave na Amazônia. Dados do INPE indicam mais de 2,9 mil focos de fogo registrados em fevereiro até o último dia 26, o maior número desde o início da série histórica, em 1999, alerta o Correio Braziliense. De acordo com o Estadão, as chamas avançam por Áreas Protegidas, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas, e a fumaça encobre estradas, como a RR-206, e boa parte de Boa Vista.

Os dados do MapBiomas Fogo sobre os incêndios e queimadas no Brasil em janeiro foram destacados pela Agência Brasil, Galileu, Gigante 163, Metrópoles, MetSul, O Globo, Pará Terra Boa e Poder360.

 

ClimaInfo, 29 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.