Projeto de madeira apoiado por Alcolumbre e Randolfe tem empresa multada e atropelo no Incra

projeto madeira Alcolumbre Randolve
Reprodução/Gazeta do Amapá

Quilombolas denunciam irregularidades no Plano de Manejo Florestal Sustentável do Projeto de Assentamento Agroextrativista Maracá, divulgado pelo governo do Amapá como o maior do país.

O Plano de Manejo Florestal Sustentável do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Maracá, em Mazagão, no Amapá, contou com articulação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil) junto ao INCRA e apoio do senador Randolfe Rodrigues (sem partido), que divulgou a iniciativa e a atuação da TW Forest, empresa responsável pelo projeto. Entretanto, líderes quilombolas e comunitários do PAE denunciam diversas irregularidades, como extração ilegal de madeira e contratos que prejudicam os extrativistas.

“Estou aqui lançando um grito de socorro, pedindo ajuda para que as autoridades do nosso país vão até o Maracá investigar a quadrilha que se instalou lá dentro para explorar nossa madeira e deixar a devastação para o nosso Povo. Nunca ouviram ou foram lá para ouvir a comunidade. Estamos preocupados, a gente pede socorro e as autoridades que fazem a justiça acontecer não fizeram nada”, disse o presidente da Associação dos Quilombolas do Maracá, Jesus de Nazaré Videira da Trindade, à Gazeta do Amapá.

Segundo o líder quilombola, os erros começaram já na criação do plano de manejo, que não observou a Concessão de Direito Real de Uso, que está nas mãos dos assentados. Além disso, a exploração de madeira no Maracá vem ocorrendo desde 2016, muito antes das autorizações serem concedidas. E a “bolsa verde” prometida para os assentados como uma remuneração do governo federal é na verdade um valor pago pela cessão de direitos sobre a sua terra para a Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (ATEXMA), presidida por Rogério Chucre, que estaria por trás das irregularidades, de acordo com Trindade.

O líder quilombola reclama da inação de políticos da cidade de Mazagão e do estado em relação às denúncias. Trindade reclama da postura de Alcolumbre, que teria pressionado o INCRA pela aprovação do projeto, e acusa o prefeito Dudão Costa e a Câmara de Vereadores da cidade de protegerem Chucre.

Outra irregularidade foi apontada por Vinicius Sassine e Italo Nogueira na Folha: a TW Forest, responsável pelo plano de manejo, já foi multada três vezes pelo IBAMA por recebimento irregular de madeira nativa. Uma multa de R$ 120,2 mil foi aplicada quatro meses antes da concessão da autorização para o projeto, anunciada pela companhia em setembro de 2023. As outras duas, que somam R$ 10,1 mil, referem-se a infrações cometidas dois meses depois, como consta no sistema de consulta pública do órgão ambiental.  

Dois pareceres técnicos e dois despachos internos do INCRA foram contrários à autorização. Um dos pareceres aponta viés empresarial do projeto e suspeita de falsificação de assinaturas de beneficiários. Os documentos ainda indicaram problemas no plano de manejo e recomendaram que a anuência não fosse dada à ATEXMA, até que houvesse segurança jurídica para o órgão federal, responsável por assentamentos rurais.

No entanto, o então superintendente do INCRA no Amapá, Fábio da Silva Muniz, discordou dos pareceres técnicos, apontou urgência na autorização e determinou a emissão imediata da anuência, em razão do que considerou como possibilidade de geração de centenas de empregos e de renda a 1.013 famílias. A ordem do superintendente foi dada em março de 2023. Em maio, ele foi exonerado do cargo, o qual recebeu em 2016, no governo Michel Temer.

O plano de manejo florestal sustentável no PAE Maracá é divulgado pelo governo do Amapá como o maior do país. Envolve 172 mil hectares de floresta, quase um terço da área do assentamento, onde vivem 1.993 famílias, segundo dados do INCRA.

 

 

ClimaInfo, 12 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.