Tempestades e inundações causam mortes e destruição na Indonésia

12 de março de 2024
inundação deslizamento Indonésia
reprodução G1

Equipes de resgate recuperaram mais corpos conforme as águas começaram a baixar após inundações repentinas e deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais em Sumatra.

Inundações e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra, na Indonésia, mataram 26 pessoas e pelo menos 11 ainda estavam desaparecidas até 2ª feira (11/3), informaram as autoridades do país. Pontes, escolas, 113 hectares de terras agrícolas e quase 700 casas foram danificados por chuvas torrenciais que caem na região desde 5ª feira, de acordo com a agência de mitigação de desastres da Indonésia (BNPB).

As chuvas das monções e a subida dos rios submergiram nove distritos e cidades na província de Sumatra Ocidental, destaca a AP. Na noite de 6ª feira, um grande deslizamento de terra fez com que um rio rompesse suas margens e atravessasse aldeias nas montanhas do distrito de Pesisir Selatan.

Imagens da região afetada mostraram residências e estabelecimentos comerciais danificados pela inundação, além de trechos de estradas lamacentas que desabaram em um rio adjacente ou estavam cobertos por árvores caídas, informa a Reuters. Pelo menos 39 mil pessoas foram afetadas por enchentes e deslizamentos de terra.

As equipes de resgate recuperaram mais corpos à medida que as águas das enchentes recuaram. O resgate foi prejudicado por cortes de energia, pontes danificadas e estradas bloqueadas por lama espessa e detritos, relata a Al Jazeera.

E com a expectativa de mais chuvas, a BNPB alertou sobre possíveis danos adicionais causados ​​por novas inundações e deslizamentos de terra.

A tragédia provocada pelas chuvas extremas na Indonésia também foi noticiada por AP, La Prensa Latina, XM, The Hindu e The Jakarta Post.

Em tempo: Equipes de resgate recuperaram três corpos no domingo (10/3) e procuravam outras quatro pessoas, incluindo duas crianças, depois que violentas tempestades atingiram o sudeste da França. Acredita-se que a maioria dos desaparecidos tenha sido arrastada em pontes inundadas, informa o Le Monde. O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, disse que as equipes de resgate realizaram 35 operações enquanto a tempestade varria os departamentos de Ardeche e Gard. Euronews, France24, Sky News e RFi também noticiaram os mortos e desaparecidos após temporais no sul francês.

 

 

ClimaInfo, 12 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar