Tempestades e inundações causam mortes e destruição na Indonésia

inundação deslizamento Indonésia
reprodução G1

Equipes de resgate recuperaram mais corpos conforme as águas começaram a baixar após inundações repentinas e deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais em Sumatra.

Inundações e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra, na Indonésia, mataram 26 pessoas e pelo menos 11 ainda estavam desaparecidas até 2ª feira (11/3), informaram as autoridades do país. Pontes, escolas, 113 hectares de terras agrícolas e quase 700 casas foram danificados por chuvas torrenciais que caem na região desde 5ª feira, de acordo com a agência de mitigação de desastres da Indonésia (BNPB).

As chuvas das monções e a subida dos rios submergiram nove distritos e cidades na província de Sumatra Ocidental, destaca a AP. Na noite de 6ª feira, um grande deslizamento de terra fez com que um rio rompesse suas margens e atravessasse aldeias nas montanhas do distrito de Pesisir Selatan.

Imagens da região afetada mostraram residências e estabelecimentos comerciais danificados pela inundação, além de trechos de estradas lamacentas que desabaram em um rio adjacente ou estavam cobertos por árvores caídas, informa a Reuters. Pelo menos 39 mil pessoas foram afetadas por enchentes e deslizamentos de terra.

As equipes de resgate recuperaram mais corpos à medida que as águas das enchentes recuaram. O resgate foi prejudicado por cortes de energia, pontes danificadas e estradas bloqueadas por lama espessa e detritos, relata a Al Jazeera.

E com a expectativa de mais chuvas, a BNPB alertou sobre possíveis danos adicionais causados ​​por novas inundações e deslizamentos de terra.

A tragédia provocada pelas chuvas extremas na Indonésia também foi noticiada por AP, La Prensa Latina, XM, The Hindu e The Jakarta Post.

Em tempo: Equipes de resgate recuperaram três corpos no domingo (10/3) e procuravam outras quatro pessoas, incluindo duas crianças, depois que violentas tempestades atingiram o sudeste da França. Acredita-se que a maioria dos desaparecidos tenha sido arrastada em pontes inundadas, informa o Le Monde. O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, disse que as equipes de resgate realizaram 35 operações enquanto a tempestade varria os departamentos de Ardeche e Gard. Euronews, France24, Sky News e RFi também noticiaram os mortos e desaparecidos após temporais no sul francês.

 

 

ClimaInfo, 12 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.