Senado aprova Política Nacional de Qualidade do Ar com limites de poluição

27 de março de 2024
Sistema Nacional de Gestão da Qualidade do Ar
Reprodução vídeo g1 Política

Politica Nacional de Qualidade do ar: um texto cria inventário de emissões e monitoramento, entre outras ações; texto segue agora para a sanção do presidente.

O Senado aprovou na 3ª feira (26/3) o projeto de lei 3027/2022, que cria a Política Nacional de Qualidade do Ar. O texto, que veio da Câmara dos Deputados, agora vai à sanção do presidente Lula.

A política tem como princípios a prevenção, a visão sistêmica e o desenvolvimento sustentável, e pretende assegurar a preservação da saúde pública, do bem-estar e da qualidade ambiental. Se sancionada, ela criará o Sistema Nacional de Gestão da Qualidade do Ar (MonitoAr), informam Agência Senado, g1 e Carta Capital. Esse sistema será responsável por monitorar os padrões de medição, como estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O MonitoAr deverá divulgar os dados nacionais em tempo real, a partir de dados de órgãos estaduais.

A nova política determina como instrumentos para a qualidade do ar o estabelecimento de limites máximos de emissões atmosféricas e seu inventário; a adoção de padrões de qualidade do ar e seu monitoramento; criação de planos setoriais de gestão da qualidade do ar e de controle da poluição por fontes de emissão, entre outros pontos. Estados e o Distrito Federal poderão criar limites próprios para qualidade do ar, desde que sejam mais restritivos que os padrões nacionais.

Assim que a lei for sancionada, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão fazer um levantamento das emissões de poluentes na atmosfera em até três anos, para criar um parâmetro de poluição em suas jurisdições. Após a elaboração de um documento com esses valores, o governo federal terá até um ano para elaborar um levantamento semelhante, consolidando os dados nacionais a partir das informações regionais.

Segundo o senador Fabiano Contarato (PT-ES), relator da proposta, a medida também vai contribuir para fortalecer órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Ele também destacou que o país está atrasado na regulação desse tema.

 

ClimaInfo, 28 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar