Mudança do clima pode modificar “profundamente” a produção global de vinho, diz estudo

mudança do clima vinho
Kim Ellis / Unsplash

De acordo com estudo, cerca de 90% das áreas de maior produção de vinho poderão ser impactadas com secas e ondas de calor mais frequentes.

Má notícia para os amantes de um bom vinho. Um novo estudo publicado na revista Nature Reviews Earth & Environment mostrou que algumas das regiões vinícolas mais tradicionais do mundo correm o risco de ver sua produção de vinho praticamente desaparecer nas próximas décadas por causa da mudança do clima.

De acordo com a análise, cerca de 90% dessas áreas poderão ter sua produção completamente comprometida em virtude da maior ocorrência de secas extremas e ondas de calor. As áreas potencialmente mais afetadas ficam as regiões costeiras e de planície da Espanha, Itália, Grécia e do sul da Califórnia (EUA).

Além do calor e da seca, as mudanças climáticas podem aumentar o risco das áreas produtoras de vinho experimentarem novos agentes patogênicos e insetos que podem prejudicar o cultivo de uva.

Por outro lado, áreas onde o cultivo de uvas é mais restrito, como o sul da Inglaterra, os Pampas sul-americanos e as regiões mais altas dos Andes, poderão se tornar os novos centros de produção global de vinho por conta das alterações nos padrões climáticos.

“A mudança climática está alterando a geografia do vinho, com novos vencedores e perdedores”, sintetizou Cornelius van Leeuwen, professor da Escola de Engenharia Agrícola de Bordeaux, na França, e um dos autores do estudo.

O estudo foi repercutido por diversos veículos, com destaques na ABC News, CBS News, Independent e The Hill, além de matérias no Brasil no Correio Braziliense, Folha e O Globo.

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.