Clima extremo: incêndios florestais recomeçam antes do esperado na Grécia

incêndios florestais Grécia
Reprodução vídeo Euronews

A temporada de incêndios florestais começou antes da época na Grécia; as autoridades ordenaram a evacuação de assentamentos em Lasithi, na ilha grega de Creta.

Mesmo antes da chegada do calor do verão, a Grécia já sofre com dezenas de focos de incêndios florestais. As autoridades gregas elevaram o nível de alerta de fogo para “alto risco” no último domingo (7/4) depois que o país registrou mais de 70 focos de incêndio.

Segundo o governo grego, todos os focos foram controlados, inclusive um grande incêndio na região de Lasithi, na ilha de Creta, que forçou a evacuação de assentamentos. No entanto, a junção de temperaturas mais altas, o solo ressecado depois de um inverno particularmente quente, e ventos mais fortes pode espalhar o fogo para outras regiões nesta semana.

A chegada antecipada do fogo causa preocupação às autoridades e à população da Grécia. No último verão, o país experimentou a pior temporada de incêndios florestais em quase duas décadas, que resultou na queima de quase 1.750 km2 de vegetação e na morte de 20 pessoas.

O risco de temporadas de fogo ainda mais devastadoras motivou o governo grego a destinar mais de 2 bilhões de euros para o desenvolvimento de um programa de combate a incêndios florestais. O Programa Aegis irá fornecer equipamentos novos e atualizados às forças de combate ao fogo, incluindo aeronaves anfíbias, drones de monitoramento aéreo, sistemas de detecção e extinção de incêndios, centros de controle e mais de 1 mil veículos. A Bloomberg deu mais detalhes.

A ocorrência prematura dos incêndios florestais na Grécia foi destacada pela AFP, Bloomberg, Deutsche Welle, Euronews, Independent e Reuters.

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.