
Natureza dinâmica do mercado desses minerais, essenciais para algumas tecnologias de energia renovável, exige transparência e informações confiáveis para tomada de decisões, diz a agência.
A Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em Inglês) alertou para possíveis tensões no fornecimento mundial de minerais e metais críticos para a transição energética e apelou a um aumento dos investimentos neste setor. É o que mostra o relatório Global Critical Minerals Outlook 2024, lançado pela IEA no final de maio.
“A queda dos preços de minerais críticos” como o cobre, o lítio e o níquel, utilizados em linhas de transmissão de eletricidade, baterias, tanto de estações de armazenamento quanto de veículos elétricos, centrais eólicas e painéis solares, “esconde o risco de futuras tensões no fornecimento”, destacou a agência no documento. Na avaliação da IEA, a desvalorização das matérias-primas, que reduziu os preços das baterias em cerca de 14%, também pode frear os investimentos em mineração. Em 2023, o preço do lítio caiu 75%. Já níquel, cobalto e grafite caíram entre 30% e 45%, detalha a IstoÉ.
O investimento na mineração de minerais críticos cresceu 10% no ano passado. Uma taxa que a agência considera “saudável, mas mais lenta do que em 2022”, destaca a CNN. Assim, a IEA prevê que os investidores precisariam injetar US$ 800 bilhões em projetos de mineração até 2040 para ter uma chance de limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5oC acima dos níveis pré-industriais, como combinado no Acordo de Paris.
“Os minerais críticos, essenciais para uma série de tecnologias de energia renovável, subiram na agenda política nos últimos anos devido a aumento da demanda, movimentos voláteis dos preços, gargalos na cadeia de suprimentos e preocupações geopolíticas. A natureza dinâmica do mercado exige maior transparência e informações confiáveis para facilitar a tomada de decisões informadas, conforme destacado pelo pedido dos ministros do Grupo dos Sete (G7) para que a IEA produza perspectivas de médio e longo prazo para minerais críticos”, explica a agência.
Wall Street Journal, Renewables Now, Axios, edie.net, Energy Intelligence, Mining Magazine e Canal Energia repercutiram o relatório da IEA sobre minerais críticos.
ClimaInfo, 7 de junho de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.