Transição verde enfrenta escassez crítica de minerais, avalia IEA

6 de junho de 2024
escassez mineral
iea.net

Natureza dinâmica do mercado desses minerais, essenciais para algumas tecnologias de energia renovável, exige transparência e informações confiáveis para tomada de decisões, diz a agência.

A Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em Inglês) alertou para possíveis tensões no fornecimento mundial de minerais e metais críticos para a transição energética e apelou a um aumento dos investimentos neste setor. É o que mostra o relatório Global Critical Minerals Outlook 2024, lançado pela IEA no final de maio.

“A queda dos preços de minerais críticos” como o cobre, o lítio e o níquel, utilizados em linhas de transmissão de eletricidade, baterias, tanto de estações de armazenamento quanto de veículos elétricos, centrais eólicas e painéis solares, “esconde o risco de futuras tensões no fornecimento”, destacou a agência no documento. Na avaliação da IEA, a desvalorização das matérias-primas, que reduziu os preços das baterias em cerca de 14%, também pode frear os investimentos em mineração. Em 2023, o preço do lítio caiu 75%. Já níquel, cobalto e grafite caíram entre 30% e 45%, detalha a IstoÉ.

O investimento na mineração de minerais críticos cresceu 10% no ano passado. Uma taxa que a agência considera “saudável, mas mais lenta do que em 2022”, destaca a CNN. Assim, a IEA prevê que os investidores precisariam injetar US$ 800 bilhões em projetos de mineração até 2040 para ter uma chance de limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5oC acima dos níveis pré-industriais, como combinado no Acordo de Paris.

“Os minerais críticos, essenciais para uma série de tecnologias de energia renovável, subiram na agenda política nos últimos anos devido a aumento da demanda, movimentos voláteis dos preços, gargalos na cadeia de suprimentos e preocupações geopolíticas. A natureza dinâmica do mercado exige maior transparência e informações confiáveis para facilitar a tomada de decisões informadas, conforme destacado pelo pedido dos ministros do Grupo dos Sete (G7) para que a IEA produza perspectivas de médio e longo prazo para minerais críticos”, explica a agência.

Wall Street Journal, Renewables Now, Axios, edie.net, Energy Intelligence, Mining Magazine e Canal Energia repercutiram o relatório da IEA sobre minerais críticos.

 

ClimaInfo, 7 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar