Servidores ambientais em 14 estados aprovam indicativo de greve

16 de junho de 2024
IBAMA greve
IBAMA

Desde o início do ano, servidores reduziram ritmo das atividades em meio ao pleito por melhorias no salário e no plano de carreira da categoria.

Após o governo federal indicar o fim das negociações com servidores da área ambiental, escritórios regionais da categoria em pelo menos 14 estados aprovaram indicativo de greve. Desde janeiro os servidores reduziram o ritmo das atividades, como a avaliação de pedidos de licenciamento e ações de fiscalização, em meio ao pleito por melhorias no salário e no plano de carreira.

Na semana passada, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (ASCEMA Nacional) definiu que as unidades estaduais deveriam decidir até 6ª feira (14/6) se iriam aderir ao indicativo de greve, informam Folha, Reuters e Valor. Segundo a entidade, trabalhadores de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Espírito Santo, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Tocantins e Goiás aprovaram indicativo de greve a partir de 24 de junho. Já para Distrito Federal, Santa Catarina, Bahia, Paraná e São Paulo, a data acordada é 1º de julho. Servidores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) também aderiram à greve a partir do dia 24.

No dia 7 de junho, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) disse aos servidores da área ambiental que não iria mais fazer propostas para a reestruturação de carreira no setor e indicou que a mesa de negociação estava encerrada. A pasta afirmou que “o governo chegou ao limite máximo, do ponto de vista orçamentário, do que é possível oferecer” à categoria.

“A falta de diálogo por parte do governo nos levou a esta paralisação, que infelizmente aprofundará os já significativos impactos em diversos setores, especialmente no de petróleo e gás”, disse em comunicado o diretor da Asibama-RJ, Leandro Valentim.

Mesmo com o encerramento da negociação, o MGI disse estar aberto a contrapropostas dos servidores, desde que estejam dentro dos limites do orçamento federal. No entanto, a conduta da pasta desagradou a categoria. “Sem espaço negocial, não há meios de resolução do impasse. Os prejuízos estão contratados, a conta chegará”, destacou a ASCEMA Nacional, em nota.

 

ClimaInfo, 17 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar