Minas e Energia aprova diretrizes para projetos de energia na Amazônia Legal

19 de julho de 2024
Minas Energia diretrizes projetos energia Amazônia
Divulgação | MME

O comitê gestor definiu nesta 4ª feira (17) as regras para apresentação, seleção e execução de projetos de energia que receberão recursos do Pró-Amazônia Legal. 

As diretrizes para apresentação, seleção e execução de projetos a serem executados pelo Programa de Redução Estrutural de Custos de Geração de Energia na Amazônia Legal e de Navegabilidade dos Rios Madeira e Tocantins (Pró-Amazônia Legal) foram aprovadas na última 4ª feira (17/7) pelo comitê gestor da iniciativa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

O programa tem como objetivo implementar projetos que reduzam os custos de geração de energia elétrica sustentados atualmente pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e que integrem sistemas isolados e regiões remotas da Amazônia Legal ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com as diretrizes aprovadas, as propostas de projetos sob o Pró-Amazônia Legal poderão ser apresentadas pela Eletrobras, por agentes de distribuição que atendem a região da Amazônia Legal, por geradores de energia elétrica, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e demais interessados. As propostas devem incluir soluções de suprimento elétrico com base em fontes ou combustíveis renováveis, com ou sem armazenamento de energia.

O edital de chamamento poderá também prever fatores de bonificação e ponderação de benefícios adicionais, como a complementação do valor de investimento por recursos de instituições e fundos de financiamento, envolvimento de arranjos produtivos locais, previsão de capacitação da comunidade local, entre outros.

Como destacou o MME, os sistemas isolados, apesar de representarem menos de 1% do mercado total de energia elétrica do Brasil, oferecem oportunidades de inclusão de projetos com mais eficiência, qualidade e confiabilidade. “Com isso, vamos permitir trazer mais energia, permitindo novos arranjos produtivos e gerando mais desenvolvimento para essas cidades, comunidades e vilas que serão atendidas”, afirmou o secretário nacional de transição e planejamento energético do MME, Thiago Barral. 

A epbr abordou essa notícia.

 

 

__________

ClimaInfo, 19 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar