
Além dos encontros presenciais, população ainda pode enviar e votar em propostas para o Plano Clima até dia 26 de agosto na plataforma Brasil Participativo.
Mais um passo na elaboração do Plano Clima, que será o guia da política climática brasileira até 2035. O governo deu início às plenárias do Plano Clima Participativo. Os encontros, presenciais, vão percorrer diversos biomas do país para colher propostas para o documento, cuja 1ª versão será apresentada pelo presidente Lula na COP29, em Baku, no Azerbaijão.
A primeira plenária, sobre o sistema costeiro-marinho, ocorreu na 5ª feira (1/8), em Recife (PE). As demais, destinadas aos biomas Caatinga, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa, serão realizadas até 15 de agosto, informam Poder 360 e Correio Braziliense. As inscrições para participação nos encontros podem ser feitas neste link.
Além das plenárias, a plataforma Brasil Participativo também receberá propostas até o dia 26 de agosto. Qualquer pessoa com CPF pode apresentar 3 propostas e votar em até 10 de outros participantes. As 10 propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) poderão ser incorporadas ao texto, após análise do governo.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, detalhou os 6 eixos do Plano, que está sendo conduzido pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), composto por 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. “Vão desde o adensamento tecnológico, até economia circular, bioeconomia, transição energética. O plano é voltado também para outras ações, como a infraestrutura verde resiliente”, disse Marina.
O Plano Clima terá dois pilares principais. O primeiro é a Estratégia Nacional de Mitigação, voltada a reduzir as emissões brasileiras de gases de efeito estufa. Já a Estratégia Nacional de Adaptação se destina a diminuir a vulnerabilidade de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima, para garantir que o Brasil consiga enfrentar os eventos climáticos extremos, como as enchentes que destruíram o Rio Grande do Sul.
A última fase do Plano Clima será em 2025, a partir da formulação de planos setoriais e a realização da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Mudança do Clima em maio.
__________
ClimaInfo, 2 de agosto de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.