Clima extremo: temporais causam morte e destruição em países da Ásia

4 de setembro de 2024
temporais morte destruição Ásia
Emmanuelkwizera/Wikimedia Commons

Filipinas, Bangladesh, Índia e Iêmen são atingidos por chuvas torrenciais que provocaram inundações e deslizamentos, mataram centenas e afetaram a vida de milhões de pessoas.

Os eventos climáticos extremos continuam atingindo vários países asiáticos. Dessa vez, Filipinas, Bangladesh, Índia e Iêmen vêm sofrendo com tempestades intensas, com alagamentos e deslizamentos. O número de mortos por essas tragédias não para de subir, enquanto milhões de pessoas têm suas rotinas afetadas.

Bangladesh contabilizava 71 mortos até 3ª feira (3/9), com milhões de pessoas ainda presas em áreas devastadas, o que aumentava a preocupação com surtos de doenças transmitidas pela água, destaca a Reuters. As enchentes, provocadas pelas implacáveis ​​chuvas de monções, causaram estragos nas últimas duas semanas, com destruição generalizada.

Chuvas de monções intensas e inundações também atingiram estados do sul da Índia, matando 25 pessoas, relatam Al Jazeera, The Hindu, Times of India e Hindustan Times. Foram pelo menos 16 mortes registradas no estado de Telangana e nove no vizinho Andhra Pradesh nos últimos dois dias. Milhares de pessoas foram resgatadas e levadas para campos de refugiados.

Nas Filipinas, pelo menos 13 pessoas morreram devido à tempestade tropical Yagi. Escolas e repartições governamentais foram fechadas na capital, Manila, e em províncias próximas na 3ª feira devido ao mau tempo, informam Reuters, AP, Bloomberg e Al Jazeera. Conhecida localmente como Enteng, Yagi atingiu o país na 2ª feira (2/9) na cidade de Casiguran, na província de Aurora.

Inundações devastadoras causadas por fortes chuvas também atingiram o Iêmen no fim de agosto, matando pelo menos 97 pessoas, segundo CNN e DW. Equipes de resgate ainda tentavam chegar às áreas afetadas pelas chuvas, cujas inundações foram agravadas pelo rompimento de três barragens. Mais de 33.000 famílias em todo o país foram afetadas pelas enchentes desde o início da temporada de monções, em meados de julho.

 

 

__________

ClimaInfo, 4 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar