Governo protocola no STF atualização do projeto da Ferrogrão

10 de setembro de 2024
Ferrogrão STF
Freepik

Ajuste de traçado apresentado pelo Ministério dos Transportes prevê operação na faixa de domínio da BR-163, sem mexer no perímetro do Parque Nacional do Jamanxim.

O Ministério dos Transportes protocolou na última 2a feira (9/9) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma atualização dos estudos para construção da Ferrogrão, projeto ferroviário que pretende conectar a região de Sinop (MT) a Miritituba (PS). A documentação apresenta um ajuste no traçado da ferrovia, de forma a reduzir eventuais impactos no Parque Nacional do Jamanxim, no sul do Pará.

O empreendimento é questionado no STF por uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PSOL. A ação contesta a mudança no perímetro de demarcação do Jamanxim, realizada ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer. Segundo o Valor, o novo traçado coloca os trilhos da Ferrogrão mais próximos da BR-163, na “faixa de domínio” da rodovia.

A expectativa da pasta dos Transportes é que o novo traçado esvazie a ADI contra a Ferrogrão, ao mesmo tempo em que o aumento de recursos para compensação socioambiental atenda às reivindicações de grupos indígenas e entidades ambientais críticas ao projeto.

No entanto, a nova proposta já enfrenta a oposição de Povos Indígenas que vivem na área potencialmente impactada pela Ferrogrão. Em julho, representantes indígenas abandonaram o grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes para discutir o projeto, sob acusações de que o colegiado estava sendo esvaziado pelo próprio governo.

O Globo Rural também repercutiu a notícia.

Em tempo: Por falar em obras polêmicas, o presidente Lula defendeu nesta 3a feira (10/9) a pavimentação do chamado Trecho do Meio da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Segundo Lula, a obra será retomada “com a maior responsabilidade” e em parceria com os estados para evitar a grilagem e o desmatamento.

No final de julho, a Justiça Federal do Amazonas anulou a licença prévia para a reconstrução e asfaltamento do Trecho do Meio da BR-319. A decisão atendeu a uma ação civil pública movida pelo Observatório do Clima, sob a alegação de que a licença emitida em 2022 pelo IBAMA ignorou dados técnicos, análises científicas e pareceres do próprio órgão durante o processo de licenciamento. A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso contra a medida, que aguarda uma nova decisão judicial.

A notícia é da Folha.

 

ClimaInfo, 11 setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar