Revista TIME aponta Haddad como um dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo

Fernando Haddad personalidade climática
Washington Costa / MF

O ministro da Fazenda é um dos 100 maiores personalidades climáticas do mundo da revista TIME, ao lado de nomes como Bill Gates e príncipe Harry.

A revista norte-americana TIME incluiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na lista dos 100 líderes climáticos mais influentes na economia mundial. A relação foi divulgada na última 3ª feira (12/11) e incluiu políticos, empresários e investidores com maior repercussão internacional nas discussões sobre clima e economia.

Único brasileiro na lista da TIME, Haddad figura entre os “titãs do clima” ao lado de nomes como o do bilionário e filantropista Bill Gates; a presidente do México, Claudia Sheinbaum; o fundador e CEO da montadora elétrica chinesa BYD, Wang Chuanfu; o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga; a ministra do meio ambiente da Colômbia, Susana Muhamad; e o príncipe Harry, filho do rei Charles III, do Reino Unido.

Segundo a TIME, Haddad é a “força por trás da missão do presidente Lula de transformar o maior país da América Latina, que anteriormente estava atrasado em prioridades ambientais, em um líder global em clima”. A publicação destacou o Plano de Transformação Ecológica, um dos carros-chefes da gestão de Haddad na Fazenda, e a criação do Tropical Forest Forever Fund (TFFF).

“[O objetivo do Brasil é] mostrar que o planeta é capaz de conciliar uma agenda ambiciosa de sustentabilidade com uma agenda econômica e produtiva ambiciosa”, disse Haddad à TIME. “A mensagem que queremos enviar ao mundo é que é impossível enfrentar o desafio climático sem olhar para sua conexão íntima com as finanças internacionais”.

A presença de Haddad na lista das 100 principais lideranças climáticas da economia global da TIME foi destacada por diversos veículos, com matérias na Band, Correio Braziliense, Exame, Folha, Jovem Pan, Poder360 e Um Só Planeta, entre outros.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.