Forte crescimento da energia solar e recuperação da fonte hidrelétrica elevaram a cota das fontes renováveis na matriz para 47% da produção elétrica do bloco.
Pela primeira vez, a energia solar superou o carvão na matriz elétrica da União Europeia (UE) em 2024, mostra um relatório divulgado na 4ª feira (22/1) pelo think tank Ember. Além disso, a geração elétrica com gás fóssil diminuiu pelo quinto ano consecutivo, e “a produção total de eletricidade [de origem] fóssil alcançou um nível historicamente baixo”, segundo o documento.
“É um marco”, disse ao Guardian Beatrice Petrovich, coautora do relatório. “O carvão é a forma mais antiga de produzir eletricidade mas também a mais suja. A fonte solar é a estrela em ascensão”, ressaltou.
Além do forte crescimento da energia solar, o ano passado foi marcado pela recuperação da geração hidrelétrica na UE, informam Folha, UOL e Estado de Minas. Com isso, a participação das fontes renováveis na produção de energia elétrica chegou a 47% da produção nos países do bloco, destaca o estudo.
O relatório aponta que a participação do carvão caiu em 16 dos 17 países que ainda o usavam em 2024. O combustível se tornou “marginal ou ausente” na maioria dos sistemas, destaca o documento.
Alemanha e Polônia, os dois países que queimam a maior parte do carvão da UE, estavam entre aqueles que avançaram no uso de fontes de energia que emitem menos carbono. A participação do carvão na rede elétrica da Alemanha caiu 17% ano a ano, enquanto na Polônia caiu 8%, revela o relatório.
O gás fóssil também continuou a sofrer um “declínio estrutural”, caindo em 14 dos 26 países que usam energia a gás, concluiu o documento.
__________
ClimaInfo, 24 de janeiro de 2025.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.