Comissão Europeia propõe flexibilizar regras de sustentabilidade da UE

Proposta responde a reclamações de empresas, que veem regulamentações como limitação à competição global; críticos veem prejuízo à responsabilidade corporativa.
28 de fevereiro de 2025
União Europeia ambição climática
rawpixel

A Comissão Europeia planeja flexibilizar regras sobre relatórios de sustentabilidade corporativa e transparência da cadeia de suprimentos. Os planos (Simplification Omnibus) fazem parte de um pacote mais amplo de reformas que visam a ajudar as empresas da União Europeia e também incluem incentivos para encorajar a indústria a descarbonizar e medidas para reduzir os custos de energia.

A flexibilização ocorre após muitas reclamações das empresas europeias de que regulamentações rígidas e burocracia prejudicam sua capacidade de competir globalmente. Por outro lado, os oponentes da nova iniciativa de desregulamentação dizem que ela “prejudica a responsabilidade corporativa”, destaca a Reuters.

A Comissão Europeia insiste que as mudanças propostas facilitarão a vida das empresas e não criarão incertezas para os investidores. Mas muitos não estão convencidos e estão preocupados com a direção que a UE está tomando, informa o SustainableViews.

A vice-presidente executiva para Transição Limpa, Justa e Competitiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, disse que a UE manterá suas metas climáticas, mesmo amenizando algumas das políticas verdes, relata o Financial Times, em matéria traduzida pela Folha. Ela prometeu mobilizar mais de €100 bilhões para apoiar a descarbonização industrial, inclusive por meio do Banco Europeu de Investimento.

Ribera reconheceu a existência de demandas regulatórias sobrepostas, redundantes ou contraditórias sobre as empresas da UE. Mas insistiu que um esforço da Comissão para cortar a burocracia não era uma desconstrução disfarçada do Acordo Verde do bloco, lançado em 2019.

“O que precisamos evitar é usar a palavra simplificação para significar desregulamentação”, disse Ribera. “Acho que a simplificação pode ser muito justa para ver como podemos facilitar as coisas.”

Globo Rural, Business Green, ESG Today e Forbes também repercutiram a proposta da Comissão Europeia.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar