Mudanças climáticas provocam calor recorde na Groenlândia e na Islândia

O aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras árticas, ameaça comunidades costeiras em todo o mundo.
11 de junho de 2025
mudanças climáticas calor recorde groenlândia islândia
Jensbn

Um estudo do World Weather Attribution revelou que a onda de calor extrema que atingiu a Groenlândia e a Islândia em maio foi intensificada em 3°C devido às mudanças climáticas causadas pelo homem. O fenômeno acelerou o derretimento da camada de gelo da Groenlândia, com impactos ainda em avaliação. “Até regiões tradicionalmente frias estão batendo recordes de temperatura”, destacou Sarah Kew, pesquisadora envolvida no estudo.

Como detalha o Mint, com informações da Associated Press, a camada de gelo groenlandesa está derretendo em ritmo muito acima do normal. Partes da Islândia registraram temperaturas de mais de 10°C acima da média, incluindo um recorde histórico de 26,6°C em Egilsstadir. Cientistas alertam que o degelo acelerado libera grandes volumes de água doce nos oceanos, o que pode desacelerar a Corrente do Golfo – corrente que transporta calor do Golfo do México para a Europa e Ártico. 

Especialistas explicam que o clima do Hemisfério Norte está diretamente ligado às condições do Ártico, e que o derretimento antecipado em maio prolonga a temporada de degelo em 2024, com riscos significativos para os padrões climáticos globais. Estudos indicam que, sem a influência humana, esse evento extremo seria praticamente impossível de ocorrer naturalmente.

A região do Ártico está entre as mais afetadas pelo aquecimento global, com temperaturas subindo em um ritmo duas a três vezes mais rápido do que a média global. Esse aquecimento acelerado está causando o derretimento dramático do gelo marinho e das camadas de gelo da Groenlândia, com impactos que vão muito além do círculo polar, detalha o Times of India

Os cientistas alertam que as mudanças no Ártico estão desencadeando efeitos em cascata em todo o planeta. O derretimento do permafrost libera metano, um potente gás de efeito estufa, enquanto a redução do gelo marinho altera os padrões de circulação oceânica e atmosférica. Essas transformações podem levar a eventos climáticos mais extremos, como furacões intensos e ondas de calor prolongadas, em regiões distantes do Ártico.

Além disso, o aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras árticas, ameaça comunidades costeiras em todo o mundo. Os pesquisadores enfatizam que a janela para evitar os piores impactos está se fechando rapidamente, exigindo ações climáticas imediatas e ambiciosas para reduzir as emissões de carbono e proteger esse ecossistema crítico.

O Globo, UOLUOL Ecoa, entre outros, repercutiram as informações sobre o aumento das temperaturas na Groenlândia e na Islândia.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar