Como há 3 milhões de anos

26 de novembro de 2019

Entre 3 e 5 milhões de anos atrás, quando a temperatura da Terra era de 2° a 3 °C mais quente e o nível do mar era entre 10 e 20 metros superior ao atual, a Terra tinha concentrações atmosféricas dos principais gases de efeito estufa semelhantes às dos dias de hoje.

Essa foi a triste notícia dada ontem pela Organização Meteorológica Mundial (WMO), ligada à ONU. De acordo com os cientistas, a concentração de CO2 em 2018 chegou à marca recorde de 407,8 partes por milhão (ppm), quase 150% cima dos níveis pré-industriais e mais do que os 405,5 ppm de 2017.

Também é preocupante esta taxa de aumento ter superado, em 2018, a taxa média de crescimento registrada nos últimos dez anos. O mesmo ocorreu com o metano – relacionado ao agronegócio, ao cultivo de arroz, a lixões e à exploração de combustíveis fósseis – e com o óxido nitroso – atrelado ao uso de fertilizantes e a alguns processos industriais. A concentração de metano e do óxido nitroso estão, respectivamente, 260% e 123% acima dos níveis pré-industriais.

Petteri Taalas, secretário geral da WMO, alerta: “Não há nenhum sinal de que estas taxas estejam se desacelerando, menos ainda que as concentrações desses gases na atmosfera estejam para cair, a despeito de todos os compromissos feitos no Acordo de Paris.”

Estima-se que os quatro maiores emissores destes gases – China, EUA, União Europeia e Índia – sejam responsáveis por 56% das emissões globais.

A notícia foi repercutida, entre outros, por Jornal Hoje, Jornal Nacional, O Globo, UOL, Exame, Folha de S.Paulo, El País, BBC e The Guardian.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar