Brasil se junta à Ásia para dar sobrevida ao carvão

16 de agosto de 2021

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o relatório do IPCC era o último prego no caixão do carvão. Mas ele não sabia que, no mesmo dia, o ministro Bento Albuquerque anunciaria o Programa para Uso Sustentável do Carvão, o qual prevê um orçamento de bilhões para prolongar a vida do carvão do sul no país por mais 30 anos.

A este respeito, manifesto do WWF disse que o “governo brasileiro segue na contramão da ciência e dos esforços globais pela redução do uso de combustíveis fósseis”. O manifesto tem como título “Carvão sustentável, a nova cloroquina do setor elétrico”.

Matérias na Climate Change News e na Bloomberg falam da ironia na coincidência nas datas e da irrealidade de dizer que o uso do carvão pode ser sustentável. Ambos também fazem questão de informar que o papel do carvão na matriz elétrica brasileira é ínfimo, ao contrário do que acontece na China e Índia. O que o país queima de carvão para gerar eletricidade em um ano, é o que a China queima em 3 dias. Roberto Kishinami, do iCS, disse que o ministro promove uma transição energética em direção a dois séculos atrás.

Na Ásia, o carvão continua firme e forte, apesar das juras de neutralidade climática e das promessas de promover o pico do emprego do combustível para os próximos anos. Em pleno verão, o consumo de carvão chegou muito perto do que havia sido consumido no pico do inverno passado. Nos três meses entre maio e julho, o consumo subiu 8% quando comparado com o mesmo período no ano passado. Junto com o consumo, os preços também subiram. Nos Japão, Coreia e Taiwan, o preço é o mais alto dos últimos 13 anos. A notícia é da Reuters.

A verdade é que o caixão de Guterres segue aberto esperando o vivente morrer de verdade.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar