A Noruega atingiu a maior penetração de mercado de veículos elétricos no mundo em função de sua política de veículos elétricos “sem exceção”. O governo norueguês está discutindo novos planos para descontinuar os carros a gasolina e atingir 100% de veículos elétricos até 2025.
29% dos novos carros registrados na Noruega são elétricos, o maior nível mundial de participação de mercado dos carros elétricos. Quase 40% dos carros de passeio registrados em 2016 foram híbridos, elétricos ou a combustível hidrogênio. Em dezembro de 2016, a Noruega tinha mais de 100.000 carros elétricos movidos a bateria nas ruas, para uma população de 5,2 milhões de pessoas.
A Noruega planeja descontinuar totalmente os carros a gasolina. O país espera ter 400.000 veículos elétricos nas ruas até 2020 e pretende que 100% das vendas seja de veículos elétricos de zero emissão até 2025.
O setor de transportes é responsável por cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono da Noruega. O sistema de eletricidade norueguês é 99% alimentado de modo renovável por hidrelétricas. A frota de veículos elétricos da Noruega utiliza por volta de 5-6% da produção anual hidrelétrica, reduzindo as emissões de monóxido de carbono anuais por volta de 200.000 toneladas. O Plano Nacional de Transporte 2018-19 pretende diminuir em 50% as emissões de dióxido de carbono de todas as formas de transporte até 2030.
O governo apresentou uma série de políticas designadas para tornar os veículos elétricos mais atrativos aos consumidores, incluindo incentivos , tais como redução e isenções de tarifas e passagem livre em pedágios rodo e ferroviários. Veículos elétricos são isentos de taxas de aquisição de veículos, que vale por volta de NOK 100.000 (US$ 11.600), bem como de 25% de taxas de valor agregado (VAT) em compras de carro e zero VAT em leasings. A Noruega planeja manter esses esquemas de taxação para veículos elétricos operando até o ano de 2020.
Motoristas de veículos elétricos podem também utilizar as faixas de ônibus e táxis. Até 2016, a Noruega oferecia estacionamento gratuito para proprietários de carros elétricos, com carga frequentemente oferecida de graça por serviços públicos. Em 2016, a Noruega possuía mais de 6.600 pontos públicos de carga por todo país. A maior estação de carga de veículos elétricos do mundo – uma parceria entre a Fortum e a Tesla – está localizada próximo a Oslo. O govermo norueguês também possui um programa de financiamento de estações de carga-rápida a cada 50 km nas estradas principais, e contribui com o desenvolvimento de incentivos para pontos de carg públicos. Os pontos de carga-rápida podem carregar um Nissan Leaf a 80% em menos de 30 minutos.