ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

BELO MONTE É RETRATO DA DÍVIDA DO PAÍS PARA CONSIGO MESMO

O artigo de Eliana Brun de ontem é daqueles que merecem um livro inteiro. Para além das palavras de ordem da direita e da esquerda e seus alinhamentos com políticos e partidos, Eliana narra a história dos povos tradicionais e, principalmente, dos ribeirinhos desapropriados pela construção de Belo Monte. Ela quer mostrar que não se pode varrer para debaixo do tapete a tremenda contradição de ferrar com toda uma população em nome do povo ou em nome de uma produção pífia de energia. No final, Brun alude aos anos PT dizendo que “houve avanços importantes nas políticas públicas em áreas como a da saúde, da educação e da cultura, houve as cotas raciais nas universidades, houve a ampliação do Bolsa Família e o aumento real do salário mínimo, entre outras conquistas. Mas houve também uma visão de desenvolvimento medíocre e predadora, que massacrou a floresta e os povos da floresta. Houve a corrupção. E houve Belo Monte, onde todas as contradições de Lula, Dilma e do PT no poder, assim como o DNA de suas alianças, estão desenhadas. Não dá para fazer memória de uma parte e apagar a outra parte. Só é possível seguir enfrentando as contradições.
Belo Monte é, a cada dia mais, uma pedreira incontornável no caminho de quem deseja embargar a memória, como se fosse possível criar um projeto de país sem lidar com o passado e com o presente. Os ribeirinhos do Xingu e de outros rios amazônicos ameaçados por grandes obras de infraestrutura e de mineração, pela grilagem e pelo avanço da fronteira agropecuária representam hoje, junto com os movimentos de sem tetos nas grandes cidades, os povos indígenas e os quilombolas, não só a potência de agir do Brasil, mas a potência de ser Brasis, um país que só pode existir no plural. Brasis como entremundos também.”
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/26/opinion/1519658924_002382.html


APLICATIVO DE CATADORES DE LIXO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

O aplicativo Cataki, criado pelo grafiteiro e ativista Mundano e amigos, ganhou um prêmio de inovação da Netexplo, um fórum internacional que acompanha a criatividade no mundo digital. O aplicativo funciona conectando catadores de recicláveis com moradores que desejam descartar objetos. Mundano diz que o app está mais para um Tinder do que para um Facebook. Os catadores cadastrados aparecem no mapa e o morador só tem o trabalho de entrar em contato. Na cerimônia de premiação, Mundano disse: “Lutamos pelo reconhecimento dos catadores de lixo, que são verdadeiros agentes ambientais. O app é uma forma alternativa de aumentar a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço”.
http://www.cataki.org/#/

https://www.netexplo.org/en/intelligence/innovation/cataki

http://www.dw.com/pt-br/tinder-da-reciclagem-brasileiro-vence-prêmio-de-inovação/a-42580489


FALTA D’ÁGUA AMEAÇA SÃO PAULO OUTRA VEZ

Em fevereiro, na região metropolitana de São Paulo, choveu menos 25% do que o esperado para o período, o que já colocou gente em estado de precaução. Parece haver água suficiente até as eleições, pois todos os sistemas estão com mais de 50% da capacidade. A ver o que reserva março, e se os paulistanos correrão novamente o risco de serem enganados pelo candidato-governador que, na última escassez, implantou um racionamento oculto. As grandes obras prometidas em 2014 não ficaram prontas.

Aproveitando, fomos informados de que a população de São Paulo não aprendeu tanto assim a economizar água. Vamos apurar melhor para contar direito essa história.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/sistema-cantareira-tem-queda-e-opera-com-519-da-capacidade-neste-domingo.ghtml


O VAZAMENTO DE REJEITOS DE ALUMÍNIO EM BARCARENA

A situação da Hydro Norsk, em Barcarena, vai piorando dia a dia. Primeiro, a empresa negou que seu reservatório de rejeitos tinha vazado. Depois tentou minimizar o estrago. Mas as análises do Instituto Evandro Chagas não deixaram dúvidas, e inspeções encontraram um cano escondido ligando o reservatório ao igarapé vizinho. O rejeito está cheio de contaminantes como cromo, chumbo e soda cáustica, e a população do entorno do igarapé usa aquela água para beber e se alimenta de muito peixe local. O MPF quer que esse pessoal passe a ser protegido pelo Estado e que a empresa crie uma “zona de amortecimento” ao redor dos reservatórios.
http://www.valor.com.br/empresas/5345757/crise-da-hydro-aumenta-e-mpf-alega-falta-de-licenca#

http://www.valor.com.br/empresas/5343261/barragem-da-hydro-alunorte-nao-tinha-licenca-de-operacao-afirma-mpf


PETROBRAS TOMA MULTA DE R$ 100 MILHÕES

No começo do mês, o Ibama acusou a Petrobrás de não contabilizar direito o óleo que vaza de suas plataformas. Inicialmente, a empresa alegou que o método de cálculo do Ibama era diferente do seu, mas não conseguiu explicar porque as fotos mostravam claramente uma mancha de óleo. Na 6a feira passada, a Petrobras assinou um termo de ajuste de conduta prometendo não errar mais nas contas e vai pagar uma multa compensatória de R$ 100 milhões.
https://oglobo.globo.com/brasil/petrobras-pagara-100-milhoes-por-dar-dados-falsos-sobre-contaminacao-da-agua-que-despeja-no-mar-22432266


ETANOL DE MILHO GANHA ESPAÇO

Saiu uma notícia de que a produção de etanol de milho está crescendo no Centro Oeste, ajudando a cobrir o período de entressafra da cana-de-açúcar e a reduzir o volume importado dos EUA, que, aliás, também é feito a partir do milho. Mas é preciso lembrar que o etanol de cana num motor gera mais energia do que a gasta para plantar, colher e processar. Já o de milho gasta mais energia para produzir do que a extraída no motor. E, do ponto de vista das emissões de gases de efeito estufa, a produção de etanol de milho emite quase o triplo do que a emitida a partir da cana. Espera-se que o pessoal que cuida da NDC brasileira e do RenovaBio não decidam pelo enorme contrassenso que seria colocar o etanol de milho no programa.
http://www.valor.com.br/agro/5345785/etanol-de-milho-ja-reforca-oferta-na-entressafra#

https://www.usda.gov/oce/reports/energy/2015EnergyBalanceCornEthanol.pdf

https://www.usda.gov/oce/climate_change/mitigation_technologies/USDAEthanolReport_20170107.pdf

http://onlinelibrary.wiley.com/wol1/doi/10.1002/bbb.289/full


JUSTIÇA CONTRA PEDESTRES E EM DEFESA DOS CARROS EM PARIS

A justiça francesa quer devolver áreas de pedestres para os carros em Paris. A prefeita Anne Hidalgo cutucou a onça ao proibir carros num longo trecho da margem direita do Sena, no coração da cidade. Os parisienses adoraram e o número de pessoas circulando e pedalando pela marginal comprova o acerto da medida. Mas as automotivas francesas entraram na justiça questionando a autoridade da prefeitura sobre a proibição da circulação de carros dentro da cidade.
https://www.fastcompany.com/40535097/paris-goes-to-court-to-protect-its-pedestrian-spaces

 
ONDAS DE FRIO FAZEM A CHINA QUEIMAR MAIS CARVÃO

As ondas de frio que passam pelo Hemisfério Norte estão fazendo com que a China seja obrigada a ligar mais usinas a carvão e, portanto, aumentar a importação da Austrália e Indonésia. Em janeiro, foram importadas quase 30 milhões de toneladas de carvão, o maior valor em quatro anos. E tudo indica que, em fevereiro, a conta chegue a mais de 20 milhões de toneladas.
https://www.reuters.com/article/us-china-economy-trade-coal/chinas-january-coal-imports-from-australia-surge-as-blizzard-hits-idUSKCN1G808U


FONTES RENOVÁVEIS ENFRENTAM MÁFIAS DE GERADORES NO LÍBANO

O antigo sistema elétrico libanês foi destruído duas vezes, durante a guerra civil (1975-90) e, depois, pela força aérea israelense, em 2006. Hoje, o sistema não cobre o país, que é um pouco maior que Santa Catarina e, mesmo quando cobre, não garante o fornecimento por mais de 12 horas por dia. Assim, foi nascendo uma verdadeira máfia de geradores a diesel, principalmente fora das grandes cidades de Beirute, Sidon, Tiro e Trípoli. A máfia ajuda a eleger prefeitos e deputados para garantir que o sistema oficial não volte a funcionar como deve. Uma cidade importante no Vale do Bekaa, Zahle, já tinha conseguido enfrentar essa máfia e a companhia municipal de eletricidade comprou e operou seus próprios geradores. Agora, nos telhados das edificações estão aparecendo painéis fotovoltaicos e foi simples adaptar o sistema para comprar o excedente de eletricidade gerada pelos painéis. Mas no restante do país, onde as máfias controlam a geração e o espaço político, vai demorar para o país, ensolarado como poucos, se livrar do diesel e dos seus donos.
https://www.bloomberg.com/news/features/2018-02-26/can-green-energy-beat-lebanon-s-generator-mafias


A MUDANÇA CLIMA ESTÁ VIRANDO UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

Em janeiro, contamos a história da mortandade de saigas, espécie de rena dos planaltos da Ásia Central, em 2015. As saigas passam o ano cobrindo a passos largos uma imensa área dos “quistões” e só param uma vez, no Cazaquistão, para dar cria. Foi nessa hora que uma temperatura mais alta ativou uma bactéria que existe normalmente nas entranhas da saiga, que se reproduziu numa velocidade assustadora e entrou na corrente sanguínea dos animais, causando septicemia em questão de horas. Estima-se que mais de 250 mil saigas tenham morrido num espaço de dois dias.

O The Guardian conta do aumento de casos de mortandades em massa como a das saigas. Uma espécie de morcego australiano era bem adaptada aos verões do país. Só que os verões na Austrália estão cada vez mais quentes e, quando as temperaturas passam dos 40°C, o metabolismo do morcego entra em colapso. Estima-se que a onda de calor de 2014 tenha matado mais de 45 mil morcegos num único dia. E, claro, os impactos deste tipo, além de empurrarem espécies para sua extinção, bagunçam toda a cadeia alimentar e repercutem num círculo muito maior de seres vivos.
https://www.theguardian.com/environment/2018/feb/25/mass-mortality-events-animal-conservation-climate-change


ALGUÉM ABRIU A PORTA DA GELADEIRA DO ÁRTICO E O FRIO INVADIU O HEMISFÉRIO NORTE

A descrição da Mashable não podia ser melhor. Alguém deixou a porta da geladeira no Ártico aberta e o frio lá de dentro está se espalhando pelo Hemisfério Norte. Enquanto isso, dentro da antiga geladeira, as temperaturas estão muito mais altas do que o normal para a época. A previsão para esta semana aponta para vários lugares no continente eurasiano com temperaturas mais baixas do que aquelas próximas ao Polo Norte. As cartas meteorológicas mostram claramente uma mancha vermelha (de calor) no Polo e ondas azuis (de frio) se espalhando para o Sul.
https://mashable.com/2018/02/22/north-pole-temperatures-above-freezing-europe-deep-freeze/

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews