ClimaInfo, 3 de julho 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

TEMER LANÇA PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA COM DESTAQUE PARA FERROVIAS

O governo Temer lançou, nesta 2a feira, o Plano Nacional de Logística (PNL). Se levado adiante pelo próximo presidente, o Plano poderá gerar uma economia de até R$ 54,7 bilhões por ano, a partir de 2025. Se a rota planejada for seguida, até 2025, a dependência do transporte de cargas às rodovias cairá dos atuais 64% de participação do volume transportado para 50%. O PNL prevê que a diferença seja praticamente toda incorporada pelas ferrovias, que saltariam de 18% de participação para 31%.  Além do PNL, a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou a inclusão de 14 novos empreendimentos no portfólio do programa. Passam a integrar o programa mais dez linhas de transmissão de energia; o Ferroanel de São Paulo; a 5a rodada de partilha do pré-sal; a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico); e a BR 153/282/470, em Santa Catarina. De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca, os projetos correspondem a investimentos de aproximadamente R$ 100 bilhões.
https://www.epl.gov.br/transporte-inter-regional-de-carga-no-brasil-panorama-2015

http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2018/07/programa-de-concessoes-do-governo-do-brasil-inclui-14-novos-projetos

https://www.valor.com.br/brasil/5634143/programa-amplia-prazo-de-concessao-de-ferrovias

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/07/ministro-diz-que-plano-de-logistica-fara-ferrovias-substituirem-rodovias-em-sete-anos.shtml


ACORDO COM CAMINHONEIROS INVIABILIZA A IMPORTAÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO

A interferência de Temer no preço do diesel depois da greve dos caminhoneiros praticamente interrompeu as importações do combustível por um grupo de empresas privadas que era responsável por 60% das compras externas de diesel e gasolina.

Para o consultor Adriano Dias, “a Petrobras pode ser obrigada a assumir os riscos e a aumentar as importações para garantir o suprimento ao mercado”. Isto pode atrapalhar a recuperação da empresa ou levá-la a beliscar o combalido Tesouro Nacional, convencendo quem assinou o acordo com os caminhoneiros a dar um jeito de pagar a conta. É mais um dos efeitos colaterais da atrapalhada negociação que Temer e ministros fizeram durante a greve.

https://www.valor.com.br/brasil/5634135/importacoes-travam-apos-anuncio-de-subvencoes-ao-diesel

https://www.valor.com.br/brasil/5634167/setor-privado-interrompe-importacao-de-combustivel#

 

51 MIL MORTES PREMATURAS NA CONTA DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), escreveu um artigo importante sobre o triste estado da atmosfera das grandes cidades brasileiras. “Apesar de figurar entre as oito maiores economias e ter uma das legislações ambientais mais avançadas do mundo, o Brasil falha no controle da poluição e registra 51 mil morte [prematuras] por ano”. Bocuhy aponta que tem muita coisa que precisa ser atualizada e cita como exemplo o problema do material particulado (MP) e os impactos que este causa à saúde humana. O conhecimento do problema existe – o grande emissor é a queima de óleo diesel em ônibus, caminhões e geradores de eletricidade. Um passo importante para reduzir a quantidade de MP nas cidades é a adoção do padrão europeu mais avançado, o chamado Euro-6. No entanto, os fabricantes aqui instalados vendem motores compatíveis com o ultrapassado padrão Euro-5, mas exportam os Euro-6 para o Chile e outros países. O artigo desmonta várias “desculpas” dadas para justificar a situação, exige que o BNDES só financie veículos Euro-6 e que programas de subsídios às montadoras, como o recém-lançado Rota 2030, passem a exigir de saída controles efetivos das emissões de poluentes.

http://pagina22.com.br/2018/07/02/o-falso-dilema-entre-o-ar-limpo-e-o-crescimento-economico

 

BLOQUEIO DA TRANSAMAZÔNICA EXIGE CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DE BELO MONTE

A Norte Energia, dona de Belo Monte, continua não entregando o que prometeu. Por conta disso, índios Arara e Xipaia bloquearam a Transamazônica, no sul do Pará, exigindo a construção de casas, rede de saneamento e melhorias no atendimento médico nas aldeias, condicionantes assinadas pela empresa.

Belo Monte foi orçada em R$ 16 bilhões, leiloada por R$ 19 bilhões e financiada por R$ 28 bilhões. Frente a estes números, o que custaria cumprir as condicionantes, restaurando a vida e a dignidade de quem perdeu terra, casa e modo de vida por causa da usina?

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/indigenas-interditam-transamazonica-e-exigem-o-cumprimento-de-condicionantes-de-belo-monte.ghtml

 

CONTRA O CLIMA, TRUMP FEZ MAIS DO QUE SAIR DO ACORDO DE PARIS

Evidências coletadas pela consultoria Rodhium Group mostram que Trump já tornou o planeta mais quente. Ele fez algo substancialmente pior para o clima do que retirar os EUA do Acordo de Paris: cortou uma série de regras administrativas criadas por Obama. O relatório da consultoria estima que as emissões dos EUA cairão 17% até 2025 (em comparação com os níveis de 2005), em vez dos 28% previstos por Obama. Segundo o The Atlantic, os retrocessos da administração Trump estão “obviamente tendo um efeito. Estão adiando investimentos que poderiam nos levar a um caminho melhor”.

https://www.theatlantic.com/science/archive/2018/07/trump-has-done-more-than-pull-out-of-paris/564212/

https://rhg.com/research/taking-stock-2018/

 

CONSERVADORES PRESSIONAM TRUMP PARA TIRAR EUA DA EMENDA DE KIGALI

Mais de 20 grupos conservadores demandaram ao governo Trump que rejeite a Emenda Kigali ao Protocolo de Montreal, que visa eliminar as emissões dos HFC, gases sintéticos refrigerantes, comumente encontrados em refrigeradores e condicionadores de ambiente. Os HFCs têm potenciais de segurar calor na atmosfera terrestre de 4 a 12.400 maiores que o CO2. Na carta enviada a Trump, os conservadores argumentam que a Emenda aumenta os custos para os consumidores dos EUA ao impor restrições à produção de gases refrigerantes acessíveis usados atualmente na maioria dos tipos de ar condicionado e unidades de refrigeração.

Interessante lembrar que, durante a negociação para a assinatura da Emenda de Kigali, ficou claro que esta faria pouca diferença para os países ricos. A União Europeia há tempos começou a eliminar os HFCs e, desde 2011, proibiu seu uso em veículos. Muitas empresas globais de alimentos e bebidas – Coca-Cola, Pepsico e Unilever entre elas – já estão substituindo os HFCs por gases refrigerantes ecológicos e naturais, que têm maior eficiência energética. A emenda foi, também, bem-vinda por muitas empresas químicas e manufatureiras, por ter lhes dado uma “vantagem verde” em relação a produtos inferiores feitos em países mais pobres.

http://thehill.com/policy/energy-environment/395194-top-conservative-groups-urges-trump-to-reject-climate-change

https://www.theguardian.com/environment/2016/oct/15/kigali-deal-hfcs-climate-change

 

PODEM AS EMISSÕES CHINESAS TEREM ATINGIDO SEU PICO?

A China prometeu ao Acordo de Paris que suas emissões de carbono atingiriam seu pico por volta de 2030, e passariam a cair na sequência. Parece que o tal pico já aconteceu, na verdade no exato momento da assinatura do Acordo. Um trabalho publicado na Nature Geoscience dá conta que a economia do país começou uma transição importante da indústria pesada para uma mais hi-tech entre 2014 e 2016, passando então a reduzir suas emissões. Em 2013, as emissões foram de 9,53 GtCO2e, enquanto que em 2016, haviam caído para 9,2 GtCO2e.

Para alguns analistas, o trabalho deve ser lido com uma certa dose de ceticismo. Em maio, o Greenpeace havia estimado que as emissões chinesas tinham aumentado em 4% só no primeiro trimestre deste ano, e outros 2% ao longo do ano passado. Wai-shin Chan, responsável pelo departamento de mudança climática do HSBC, disse que “sinceramente, eu gostaria muito que as emissões tivessem atingido o pico em 2013, mas face ao crescimento de 2017 e dos primeiros meses deste ano, estou cauteloso…  Mesmo se o pico acontecer em 2019 ou 2020, mas for de 13 GtCO2e, será um desastre”.

http://www.scmp.com/news/china/policies-politics/article/2153546/carbon-emissions-might-have-peaked-china-study-finds https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-07-02/china-s-carbon-emissions-may-have-peaked-as-climate-policy-bites

https://www.carbonbrief.org/guest-post-chinas-co2-emissions-grew-less-expected-2017

 

UM FUTURO PREOCUPANTE PARA A NAVEGAÇÃO, PARA A VIDA MARINHA E PARA A PESCA

A mudança do clima provocará mais tufões no mar da China e tempestades pós-monções no mar Arábico. No Atlântico Norte, as tempestades serão mais frequentes e mais fortes. O impacto sobre a indústria da pesca será, segundo analistas, simplesmente catastrófico.

No entanto, não há indicação nos documentos da IMO (Organização Marítima Internacional) de que os mares mais agitados do futuro estejam sendo levados em conta.

O caso do Ártico é emblemático. A região é um santuário para várias espécies de baleias que estão sendo afetadas pelos navios que percorrem as novas rotas abertas pelo degelo. Além de poluírem as água, os navios estão colidindo com os animais. Pesquisadores dizem que metade das populações de baleia, especialmente narvais, belugas e baleias da Groenlândia, está ameaçada. Kristin Laidre, cientista polar, diz que “os narvais têm várias características que os tornam vulneráveis aos navios – vivem em áreas bem específicas, ocupando não mais que um quarto do Ártico, bem no meio das rotas de navegação. Eles também dependem de sons para se comunicarem e são conhecidos por serem sensíveis e ficarem nervosos com qualquer perturbação.”

https://www.nature.com/articles/s41558-018-0206-x

https://www.eurekalert.org/pub_releases/2018-06/uoe-iis062518.php

https://marsemfim.com.br/mudancas-climaticas-ameacam-a-pesca-em-escala-mundial/

https://www.independent.co.uk/environment/whales-arctic-shipping-pollution-ice-melt-global-warming-climate-change-nasa-a8426861.html

 

APLICATIVO PERMITE FISCALIZAÇÃO DE MINERAÇÃO ILEGAL POR INDÍGENAS NA AMAZÔNIA PERUANA

Índios da amazônia peruana estão usando o aplicativo ForestLink para denunciar online a mineração ilegal. O pessoal da Rainforest Foundation, do Reino Unido, distribuiu celulares equipados com transmissores para satélites. Na outra ponta, o Forestlink, um aplicativo de mapeamento, informa às autoridades a localização de atividades ilegais de mineração. A mineração de ouro é a principal responsável pelo desmatamento em algumas regiões da floresta peruana, além de contaminar os cursos d’água com muito mercúrio.

https://www.rainforestfoundationuk.org/rtm

https://climatenewsnetwork.net/british-app-traps-perus-illegal-goldminers/

 

COMEÇOU A TEMPORADA DE INCÊNDIOS NO HEMISFÉRIO NORTE

O primeiro grande incêndio da temporada norte-americana está acontecendo ao norte de São Francisco, na Califórnia. No ano passado foram registrados prejuízos além dos US$ 2 bilhões nos EUA. Em Portugal, 60 pessoas morreram no grande incêndio de junho. O aquecimento global está aumentando as temperaturas e intensificando os períodos secos, ambos, combustíveis para novos incêndios florestais.

https://www.theguardian.com/world/2018/jul/02/northern-california-wildfire-sacramento-san-francisco-evacuations

https://www.huffingtonpost.com/entry/northern-california-wildfire_us_5b3b3d8ee4b09e4a8b270d51

 

2018 PODE TER MAIS UM EL NIÑO

A meteorologia norte-americana estima uma probabilidade de 50% de ocorrência de um El Niño até agosto, e de 65% de ocorrência ainda neste ano. Mas a meteorologia brasileira aposta que, se o El Niño vier, será mais fraco do que o que ocorreu entre 2015 e 2016.

https://www.valor.com.br/agro/5634007/chances-de-el-nino-ameno-no-radar-de-meteorologistas

https://www.climate.gov/news-features/blogs/enso/june-2018-enso-update-el-ni%C3%B1o-watch

 

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