Ministro do meio ambiente vai à Amazônia pela primeira vez

15 de fevereiro de 2019

Fabiano Maisonnave escreve na Folha sobre a primeira visita de Ricardo Salles à Amazônia. Salles escolheu conhecer logo “uma Terra Indígena onde produtores rurais brancos fazem plantio mecanizado de soja e milho transgênicos mediante o pagamento de uma porcentagem da safra”, prática considerada ilegal pelo Ministério Público Federal (MPF). A ministra da agricultura, Tereza Cristina, também participou da visita e uma nota de sua pasta afirma que “os parecis plantaram 10 mil hectares para a safra 2018/19, dos quais 8,7 mil hectares de soja, graças a um suposto acordo celebrado entre MPF, Ibama e Funai.” Fabiano foi conferir e descobriu que “o Ibama e o MPF não assinaram nenhum acordo para viabilizar o plantio mecanizado nas terras indígenas de Mato Grosso. “O Ibama não firmou nenhum acordo sobre o plantio em terras indígenas Paresi, Rio Formoso, Tirecatinga, Utiariti, Manoki e Uirapuru antes ou após as autuações e embargos realizados em 2018”, disse à Folha a ex-presidente do Ibama na gestão Michel Temer (MDB), Suely Araújo.”

A curta atuação de Ricardo Salles tem sido muito criticada. Maria Tereza Jorge Pádua, internacionalmente reconhecida por ter dedicado a vida à conservação da biodiversidade, sugere “fortemente” no ((o)) Eco que “o governo atual, que se diz profundamente nacionalista, retifique seu erro e destitua este senhor antes que faça ainda mais dano ao nosso país.” Já Leonardo Sakamoto disse em seu blogue que, considerando que uma parcela atrasada do agronegócio ficou satisfeita com a escolha de Salles para o MMA, seria surpreendente que ele dissesse algo diferente. “Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?”. Para Sakamoto, “não é a relevância de Chico Mendes que foi desconsiderada naquele debate, mas o modelo de desenvolvimento que o líder seringueiro representa”. Sakamoto aproveita para defender o fim do “Desmata aí, [que] depois a gente perdoa”.

 

Boletim ClimaInfo, 15 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar