Retrocedendo a passos largos no controle ambiental do Ibama

6 de março de 2019

Suely Araújo e Fabio Feldmann defendem a permissão da conversão de multas do Ibama em serviços ambientais estratégicos como um avanço. O governo passado havia escolhido a bacia do rio São Francisco como o primeiro eixo estratégico para a aplicação destes recursos. Foram feitas licitações para projetos e uma parte dos escolhidos foram propostos por organizações da sociedade civil. Para Suely e Fabio, isso bate de frente com o discurso governamental que ataca as ONGs e bate de frente, também, com as tratativas do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, quem quer pura e simplesmente eliminar a possibilidade de conversão. Como o governo não tem dinheiro, as ações estruturantes vitais para o país e as populações da região ficaram para um eventual próximo governo que entenda ser este um modelo importante para o desenvolvimento regional.

Já que estamos falando de multas ambientais, vale registrar que, neste começo de ano e de governo, o Ibama aplicou o menor número de multas desde 1995. É lícito supor que a quantidade de infrações, se mudou, foi para cima. Pelo jeito, as ameaças explícitas feitas desde a campanha estão surtindo efeito, levando-nos a esperar novos acidentes ambientais.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar