Sobre as ameaças do novo governo aos povos indígenas

Uma das maiores ameaças deste novo governo recai sobre as comunidades indígenas. O Terra+, novo site do ISA (Instituto Socioambiental), acompanha e comunica tudo que anda acontecendo com os povos indígenas. O site apresenta um sistema de indicadores montado a partir de informações sobre projetos de infraestrutura, etapas de demarcação e presença de invasores ilegais. Aliás, já se detecta um aumento de invasões neste começo do ano, como conta Anthony Boadle em artigo para a Reuters.

Em tempo: Dom Phillips escreveu um belo artigo sobre o clima crescente de conflito na Terra Indígena mais emblemática – a Reserva Raposa Serra do Sol, no norte de Roraima. Ele relata as conversas que teve com lideranças indígenas e ouve a disposição de resistir a quaisquer das mudanças que o governo vem tuitando.

Em tempo: o Financial Times chamou os primeiros meses do ano e do novo governo de “sangrentos”, dado o aumento de homicídios, principalmente no Rio de Janeiro. É bom avisar que a matéria não tem relação direta com clima e índios, a não ser pela pregação belicosa dos tuítes do presidente e filhos.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de março de 2019.