Salles diz que governo está aberto a mais hidrelétricas na Amazônia

26 de março de 2019

O falante ministro do meio ambiente achou por bem entrar na seara alheia dizendo que o governo está aberto a novas hidrelétricas na Amazônia. Salles explicou o que entende por licenciamento ambiental dizendo ser “importante lembrar: licenciamento ambiental não é um instrumento para dizer não. Ele é um instrumento para dizer em que condições sim.” Pelo jeito, no caso dos desastres da Samarco e da Vale, a condição era que uma auditoria assinasse um termo dizendo que estava tudo bem.

Além disso, o ministro falante agregou outra pérola ao seu baú quando disse que a não expedição da licença ambiental da linha de transmissão Manaus-Vista, trouxe, como consequência, a poluição das térmicas a diesel que operam em Boa Vista e a necessidade de se importar eletricidade da Venezuela.

O ministro demonstra, mais uma vez, seu desconhecimento da própria pasta e a coceira irresistível de opinar na pasta dos outros. A Folha aqui e a Reuters lá fora deram a notícia.

Em tempo: a não expedição da licença não tem nada a ver com a questão ambieO falante ministro do meio ambiente achou por bem entrar na seara alheia dizendo que o governo está aberto a novas hidrelétricas na Amazônia.ntal. O projeto prevê um trecho de mais de 100 quilômetros atravessando as terras dos Waimiri-Atroari, sendo que, leis nacionais e convenções internacionais exigem o consentimento deste povo para que se possa por lá passar os fios.

 

Boletim ClimaInfo, 27 de março de 2019.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar