Deixemos a natureza curar as crises do clima e da biodiversidade

3 de abril de 2019

As florestas e as áreas costeiras devem ser restauradas para que contribuam com os enfrentamentos da mudança climática e da perda de biodiversidade, diz uma carta enviada ao The Guardian por um grupo de cientistas e ativistas. A carta diz que “o mundo enfrenta duas crises existenciais, que se desenvolvem com uma velocidade assustadora: o colapso climático e o colapso ecológico. Ambos não estão sendo tratados com a urgência necessária para evitar que nossos sistemas de suporte à vida entrem em colapso. Escrevemos para defender uma abordagem excitante, mas negligenciada, capaz de evitar o caos climático ao mesmo tempo em que defende a biodiversidade: as soluções climáticas baseadas na natureza. Estas retiram o CO2 da atmosfera ao mesmo tempo em que protegem e restauram os ecossistemas”. Entre os signatários estão a ativista sueca adolescente Greta Thunberg, a escritora Naomi Klein, o ex-arcebispo da Cantuária Rowan Williams e o cientista climático Mike Mann. A carta foi instigada pelo colunista do Guardian, George Monbiot, que também escreve sobre a iniciativa em um artigo publicado ontem. Outro signatário é o cientista climático Simon Lewis, que junto com outros cientistas publicou um comentário na Nature. No comentário, Lewis diz que os planos existentes para o aumento da área florestal dependem muito de plantações, que são menos eficazes para o armazenamento de carbono do que as florestas naturais. Nas palavras de Lewis: “Para conter o aquecimento global, o desmatamento deve parar. E os programas de restauração em todo o mundo devem devolver todas as terras degradadas às florestas naturais – e protegê-las”.

Em tempo: no ano passado, o Carbon Brief analisou o potencial das “soluções climáticas baseadas na natureza” e, também, mapeou os reflorestamento de todos os tipos que estão em andamento em todo o mundo.

Em tempo 2: vale lembrar que há muita coisa acontecendo nesta direção no Brasil como, por exemplo, os programas do WRI de restauração visando a proteção das bacias hidrográficas; o projeto Verena, que também é apoiado pelo WRI e que existe para “demonstrar a viabilidade técnica e econômica da restauração e do reflorestamento com espécies nativas em larga escala”; as atividades do Oásis da Fundação Boticário; o programa Produtor de Água da ANA; o Conservador das Águas do município de Extrema, MG; o emocionante trabalho de recuperação de manguezais feito pelo biólogo Mário Moscatelli no Rio de Janeiro; e os mais de 15 anos de atuação da SOS Mata Atlântica na restauração do bioma.

Em tempo 3: a equipe do ClimaInfo pede desculpas antecipadas aos que tocam todas as muitas e preciosas atividades de restauração florestal que acontecem em todo o país e não foram acima mencionadas. Fica, desde já, nosso apoio e admiração.

 

ClimaInfo, 4 de abril de 2019.

 

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar