COP15: 40 novas espécies migratórias receberão proteção internacional

Encontro também alcançou resultado inédito no avanço de cerca de 10% na redução do déficit global de proteção.
29 de março de 2026
cop15 2
Logo COP15

A COP15 da Convenção da ONU sobre Espécies Migratórias (CMS) terminou neste domingo (29/3) com resultados inéditos em Campo Grande (MS). O evento, que reuniu 2 mil participantes de 133 países, aprovou a proteção internacional de 40 novas espécies migratórias e avançou em 10% na redução do déficit global de proteção.

O avanço contribui para a meta de proteger 30% das áreas terrestres e marinhas do planeta até 2030, um dos objetivos centrais da Estrutura Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, explica a Crítica.

As negociações conduzidas ao longo da semana abordaram diferentes frentes temáticas, desde a proteção de aves e espécies terrestres e aquáticas até questões institucionais e transversais. Foram aprovadas 16 ações concertadas, iniciativas entre países para garantir a proteção das espécies ao longo de toda a rota migratória, informa a Mídia Mix.

Segundo o presidente da COP15 e secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, a proposta busca evitar lacunas na conservação.

A Conferência também aprovou 39 resoluções voltadas à preservação de habitats, à saúde das espécies e à mitigação de impactos causados por infraestruturas, como redes de energia, que interferem nas rotas migratórias.

A Agência Brasil destaca o Plano de Ação para Grandes Bagres Migratórios Amazônicos e a inclusão da ariranha na Convenção de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) aprovados pela plenária. A iniciativa é voltada para preservar os habitats de bagres como a dourada e a piramutaba e garantir a conectividade dos rios amazônicos. Liderada pelo Brasil, participam também do plano Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Além da proteção à biodiversidade, a medida também fortalece a segurança alimentar das comunidades humanas.

O WWF-Brasil elenca outros avanços na COP15: uma nova e robusta resolução sobre captura acidental, com a inclusão de diversas espécies nos Apêndices, como a hiena-listrada, o tubarão-raposa e a coruja-das-neves; a adoção de uma nova  resolução sobre Áreas Importantes para Tartarugas Marinhas, e uma nova iniciativa para enfrentar a captura ilegal e insustentável de espécies listadas na CMS.

“Entretanto, com apenas quatro anos restantes para cumprir a missão global de deter e reverter a perda de biodiversidade até 2030, não há espaço para complacência. O progresso rumo às metas globais de Natureza será avaliado ainda este ano, e os indícios atuais sugerem que os países não estão no caminho certo”, afirmou Colmán Ó Críodáin, chefe de Políticas de Vida Selvagem do WWF.

Na plenária de encerramento, foi anunciado que a Alemanha receberá a 16ª Conferência das Partes da CMS em 2029.

g1, Carta Capital, Folha de Pernambuco e Campo Grande News também falaram sobre os resultados da COP15 da CMS.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar