Teremos meia Itaipu no ‘porto do Eike’?

19 de julho de 2019

O complexo do Porto do Açu, um dos projetos sonhados por Eike Batista, está se tornando realidade, ao menos em parte. Lá está sendo montada uma usina térmica a gás, enquanto outra está em projeto.

Para tocar as duas, que juntas terão capacidade de 3 GW, será montada uma usina de regaseificação (conversão de gás liquefeito em gás natural).

O GNA, consórcio dono das usinas – formado pelas Prumo Logística, BP e Siemens -, tem licença ambiental para construir mais 3,4 GW. Se todas as usinas forem construídas, o complexo gerará 6,5 GW, quase a metade da capacidade de Itaipu (14 GW). O projeto prevê que, um dia, o gás venha do pré-sal.

Ancelmo Gois deu a notícia n’O Globo e alguns dos dados foram divulgados no ano passado pela agência Wilson.Sons.

Por falar em gás natural, Miriam Leitão escreveu n’O Globo sobre o que mudou e o que deve ainda mudar na regulação do combustível fóssil. Basicamente, o que já aconteceu foi o fim do monopólio da Petrobras. O que faltaria fazer para concretizar os planos de Paulo Guedes? Ampliar significativamente a infraestrutura de gasodutos por todo o país.

 

ClimaInfo, 19 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar