Paulo Guedes quer negociar o “oxigênio produzido pela Amazônia”

26 de julho de 2019

Na reunião de ontem do Conselho de Administração da Superintendência Regional da Zona Franca de Manaus, o ministro da economia Paulo Guedes propôs que o Brasil estude uma forma de negociar com outros países a propriedade sobre a produção do oxigênio da Amazônia e a criação de uma bolsa mundial de oxigênio: “Queremos saber se eles (os norte-americanos) reconhecem o direito de propriedade ao oxigênio que nós produzimos”.

Senhor ministro, permita-nos uma pequena correção. Há muito se sabe que esta história da Amazônia ser o pulmão do mundo é uma balela. Se o senhor quiser mesmo faturar algum com a floresta em pé, o caminho é o cumprimento das promessas feitas ao Acordo de Paris, complementado pelo aumento das ambições nacionais quanto à redução das emissões de carbono.

Mas – é bom já ir avisando – para isto o senhor terá que conseguir reverter toda a política socioambiental do seu chefe Bolsonaro.

Desejamos-lhe boa sorte.

 

ClimaInfo, 26 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar