Altamira: o alto preço de um licenciamento atropelado

André Aroeira conta na The Intercept Brasil como a negligência com o licenciamento ambiental pode ser destrutiva. Por Belo Monte, mataram um rio, arrasaram aldeias inteiras, destruíram a vida de milhares de pessoas e forjaram o massacre da última semana em Altamira.

A construção da usina de Belo Monte foi possível graças a esforços pessoais de Dilma Rousseff, desde sua época como ministra da energia de Lula. Philip Fearnside, no Amazônia Real, conta a história de uma reunião ministerial onde a Ministra do Meio Ambiente (Marina Silva) questionou o projeto da hidrelétrica de Belo Monte ao que recebeu de Dilma, aos gritos, a seguinte resposta: “Vocês têm que entender de uma vez por todas que esse projeto é bom, importante para o país, e vai ser feito!” Assim saiu o licenciamento de Belo Monte.

E assim, provavelmente, sairão outras obras destrutivas na esteira da flexibilização do licenciamento que hoje tramita no congresso. Tomara que Altamira, Brumadinho e Mariana não se transformem numa nova normalidade.

 

ClimaInfo, 8 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)