As ‘soluções capitalistas’ de Salles para Amazônia são apenas palavras

Salles

O ministro Salles deu  uma longa entrevista à BBC Brasil, repetindo muito do que tem dito e talvez tenha achado mais um bordão para incrementar seu farnel de platitudes. Ele acha que a solução do desmatamento passa por “soluções capitalistas, de desenvolvimento de uma cadeia produtiva que gere resultado em caráter permanente”.

Salles não deu um único exemplo concreto do que seriam as tais cadeias. Como em outros episódios recentes, Salles não se arrisca a apresentar provas que substanciem seu discurso. Ele nunca mostrou as supostas irregularidades no Fundo Amazônia, nem mostrou os dados supostamente mentirosos do INPE.

Em outro trecho da entrevista, Salles critica governos anteriores que “não souberam dar alternativa econômica para uma região em que vivem mais de 20 milhões de pessoas.” Segundo o IBGE, a região tem cerca de 18 milhões de pessoas, das quais mais da metade mora nas capitais e nas maiores cidades da região. A população nos municípios do arco do desmatamento não chega a 2 milhões.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)