Porquê de um Sínodo e quem será convidado

4 de setembro de 2019

Acontece em outubro, em Roma, o Sínodo dos Bispos para a Amazônia convocado pelo Papa Francisco. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, bispo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explicou na Folha o significado e a importância do evento: o Sínodo é “oportunidade para se dedicar a questões que dizem respeito à tarefa missionária da Igreja Católica.”

O encontro episcopal vem sendo encarado como um problema por Bolsonaro e seus generais. Talvez por isso, Dom Walmor tenha feito questão de ressaltar que “a Igreja reconhece e defende a soberania nacional sobre a Amazônia. Entende que a nação brasileira deve cultivar consciência amadurecida para tratar essa região como dom da criação de Deus, um bem de seu povo, na contramão das tiranias advindas da idolatria do dinheiro.”

E o cardeal dom Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo, avisou que, ao encontro, “não virão políticos com mandato, nem militares. Não participarão.” Complementou dizendo que a lista de convidados ainda não está fechada, mas que o climatólogo Carlos Nobre foi convidado porque “o Papa fala muito da necessária fundamentação científica.”

 

ClimaInfo, 4 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar