Papa Francisco: clima extremo é “coro de angústia da Terra”

21 de julho de 2022

A intensificação de eventos climáticos extremos ao redor do mundo, como a forte onda de calor que atinge a Europa na última semana, é um “grito de angústia” da natureza para a humanidade. Essa analogia foi destacada pelo Papa Francisco nesta 5ª feira (21/7), durante mensagem de celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, data simbólica da Igreja Católica para lembrar a importância da proteção do meio ambiente.

“O canto doce da criação convida-nos a praticar uma espiritualidade ecológica, atenta à presença de Deus no mundo natural”, disse o Sumo Pontífice. “Essa canção doce, infelizmente, vem sendo acompanhada por um coro de gritos angustiados. Primeiro, é a irmã Madre Terra que grita. À mercê dos nossos excessos consumistas, gente implorando para pararmos com os nossos abusos e a sua destruição. Depois gritam as diversas criaturas. (…) Mas gritam também os mais pobres entre nós. Expostos à crise climática, sofrem mais severamente o impacto de secas, inundações, furacões e ondas de calor que vão se tornando cada vez mais frequentes e intensas”.

O Papa também incluiu os Povos Indígenas e a juventude entre aqueles que sofrem por conta do desastre ambiental que vivemos. “Gritam ainda os nossos irmãos e irmãs dos Povos Indígenas, [com] seus territórios invadidos e devastados por todo o lado. (…) Enfim gritam os nossos filhos. Ameaçados por um egoísmo míope; os adolescentes pedem-nos ansiosamente, a nós adultos, que façamos todo o possível para prevenir ou pelo menos limitar o colapso dos ecossistemas do nosso planeta”. A Reuters repercutiu o apelo de Francisco.

Enquanto isso, o calor intenso também está causando problemas na China e nos Estados Unidos. De acordo com a Reuters, os chineses devem enfrentar dias de forte calor na próxima semana, com temperaturas na casa dos 40oC em quase todas as regiões do país. Já a Bloomberg destacou a situação dramática dos entregadores de encomendas nas grandes cidades chinesas. Como em outras partes do mundo, a pandemia aumentou a demanda sobre esses profissionais e isso tem se mantido no país por conta da persistência da COVID-19 em algumas áreas. No entanto, esses entregadores são forçados a enfrentar o calor intenso por horas a fio, sem descanso nem alívio. O Globo publicou uma tradução da reportagem.

O Valor informou que mais de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos devem sofrer com uma forte onda de calor que se alastrará desde o oeste do país até o nordeste e o centro-sul. A expectativa é de temperaturas máximas acima dos 40ºC no Texas, em Novo México, Oklahoma e Arkansas. A Bloomberg abordou como o calor intenso está causando problemas nas redes de transporte ferroviário nos EUA, o que já resultou na interrupção de serviços em algumas áreas. Reuters e Wall Street Journal também destacaram os efeitos do calor no país.

 

ClimaInfo, 22 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar