Encíclica Laudato Si’ completa seis anos e Papa Francisco reforça importância da proteção da natureza

Laudato Si'

O Vaticano marcou o 6º aniversário da publicação da Encíclica Laudato Si’, celebrado nesta semana, com o lançamento de uma plataforma digital para conscientizar os fiéis católicos e as pessoas em todo o mundo sobre a importância de se cuidar da Terra, a “Casa Comum” da humanidade.

Em uma mensagem de vídeo, o Papa Francisco declarou que a Plataforma de Ação Laudato Si’ pretende ser um instrumento de mobilização e conscientização mundo afora em favor da sustentabilidade, “no espírito da ecologia integral”.

A plataforma se estenderá pelos próximos sete anos, com foco em ações em diferentes espaços – famílias, paróquias e dioceses, escolas e universidades, hospitais, empresas, organizações e movimentos sociais, e institutos religiosos.

O esforço será guiado pelos objetivos da Encíclica por uma economia ecológica, através da adoção de um estilo de vida simples, por uma educação e espiritualidade ecológicas, além do engajamento comunitário.

A Reuters e o Vatican News repercutiram a fala do Papa Francisco e a proposta da plataforma. N’O Globo, Alex Braga analisou o impacto da Encíclica dentro e fora da Igreja Católica nos últimos seis anos.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.