Salles e a Amazônia

Amazônia

O conturbado momento vivido pela Amazônia tem um capítulo inteiro construído pelo ministro do meio ambiente de Bolsonaro. Talvez a melhor síntese deste capítulo seja a entrevista dada por Salles ao Wall Street Journal e publicada também pelo Estadão. Nela, Salles acusou seus antecessores de tentarem transformar a região em um templo intocável e disse que “a Amazônia não é apenas um zoológico para ser observado”. Aparentando desinformação, talvez propositalmente, o ministro desconsiderou nestas declarações as inúmeras ações de seus antecessores em busca de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.

Ao mesmo tempo, em artigo de opinião publicado na Folha, Salles assume o discurso de seus antecessores ao dizer que “necessitamos, para corrigir essa dívida histórica com a desigualdade, é conservar e investir para desenvolver, com geração de emprego e renda (…) Estar a favor do desenvolvimento da região é defender a segurança jurídica, é trabalhar pela regularização fundiária, é fazer o zoneamento econômico ecológico e, finalmente, viabilizar a bioeconomia.”

Mas ao final do mesmo artigo, Salles diz: “Fomos eleitos para desmontar o aparelhamento ideológico.” Pelo histórico de suas ações, concluímos que, para Salles, ‘ideologia’ é captar recursos internacionais para a proteção da floresta via Fundo Amazônia, estruturar, equipar e apoiar o trabalho de sistemas de monitoramento como o DETER e o PRODES e órgãos de controle como Ibama e ICMBio.

Para compor melhor o capítulo ‘Salles e a Amazônia’, vale a leitura das matérias dos O Eco, Veja e Estadão, além da análise feita pelo Observatório do Clima das mentiras ditas por Salles em entrevista ao Roda Viva.

Em tempo: Salles admitiu que as queimadas têm relação direta com o aumento do desmatamento da Amazônia, no entanto, disse à Reuters que o governo tem dificuldades para manter o quadro de fiscais, “esquecendo-se” de correlacionar estas dificuldades com suas próprias ações no MMA.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)