O cuidado à saúde é um grande emissor de gases de efeito estufa

saúde

Os sistemas de saúde de todo o mundo emitem 2 bilhões de toneladas de carbono por ano, algo da mesma ordem das emissões totais do Brasil. Grande parte dessas emissões vem da geração da eletricidade utilizada, a qual, em muitos países, é gerada a partir de carvão, óleo e gás natural. Outra parte importante vem do transporte de pessoas e, principalmente, de materiais. Se fosse um país, o setor seria o 5º maior emissor do mundo, considerando apenas as emissões por fósseis.

A Health Care Without Harm (HCWH), uma ONG voltada para um sistema de saúde sustentável, fez as contas e as apresentou em um trabalho que acaba de sair.

A organização observou que os dez países maiores emissores são responsáveis por 75% do total das emissões do setor. A liderança é dos EUA, tanto em valores absolutos quanto na emissão per capita. Em seguida vêm China, União Europeia, Japão, Rússia e Brasil. Em termos per capita, depois dos EUA, vêm Austrália, Canadá e Suíça.

O relatório pode ser baixado aqui e o press-release da HCWH pode ser lido aqui. A Climate News Network comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)