Europa com nova gerência e sem remover subsídios fósseis

União Europeia Franz

A União Europeia conheceu a nova equipe de Ursula von der Leyden. O novo czar do clima europeu é o holandês Frans Timmermans. Ele será encarregado de desenvolver a versão europeia do Green New Deal, grandes investimentos em renováveis e em tecnologias para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. Leyden afirmou querer “que o Green Deal Europeu se torne a marca da Europa. No cerne deste acordo está o nosso compromisso de nos tornarmos o primeiro continente neutro em termos de clima do mundo”.

A notícia saiu no Político e um comentário geral sobre a nova Comissão no Valor e na Reuters.

O Banco Europeu de Investimentos, agora sob a direção de Werner Hoyer, quer se transformar em um banco climático, investindo mais em renováveis e retirando seu apoio a projetos e empresas fósseis. Uma versão preliminar da nova política apontava que o banco não teria mais recursos investidos em fósseis já no ano que vem. A notícia saiu no Euroactiv.

O tamanho do desafio pode ser visto em um relatório que saiu na semana passada dizendo que “nem um único membro da UE apresentou até agora um plano para eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis, apesar do compromisso assumido no G20 dez anos atrás.” O relatório pode ser baixado aqui e a notícia também saiu no Euroactiv.

 

ClimaInfo, 16 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)