Breve balanço da Greve Global pelo Clima da última 6ª feira (20/9)

23 de setembro de 2019

As quase 6.000 manifestações da Greve Global pelo Clima de 6ª feira mobilizaram mais de 4 milhões de pessoas, jovens na grande maioria. Ocorreram manifestações em pelo menos 160 países, envolvendo mais de 3.000 empresas e 800 ONGs. Foi a maior manifestação climática já feita.

No Brasil, aconteceram manifestações expressivas nas principais cidades, em 5 estados e no Distrito Federal. Um dos gritos criativos em São Paulo foi: “Ei, você aí, sem Amazônia não tem açaí”.

Folha, Estadão, Globo, Reuters e El País cobriram as manifestações daqui e de Nova York. Uma outra matéria da Folha detalhou o que aconteceu em São Paulo.

Saíram boas matérias sobre as manifestações em todo o mundo nos The Guardian, Financial Times, HuffPost, El País, South China Morning Post e Global News,

A jovem inspiradora do movimento, Greta Thunberg, foi destaque USA Today e na CBC.

Dorrit Harazim escreveu na sua coluna n’O Globo, que “o mundo acordou”. Ela colocou a greve climática ao lado de outra de trabalhadores da indústria automotiva que aconteceu na última fábrica da GM na cidade de Flint (Michigan), símbolo do movimento trabalhista americano. Citando a “refinadíssima trimestral Lapham’s Quarterly, chegou a hora de saber se o capitalismo sobreviverá à mudança climática, ou se o clima alterado vai acabar com o capitalismo. E por trás das duas greves aqui citadas, o relógio está tiquetaqueando. Ele marca tempos distintos. No caso dos grevistas da indústria automobilística que emite CO2, o relógio marca o fim do mês, hora de pagar as contas. No ato dos ambientalistas, o relógio aponta para o fim do mundo, ou o tempo de adiá-lo. Urge acertar os dois ponteiros.”

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar