IPPC lança relatório sobre oceanos e criosfera

IPCC oceanos

O novo relatório especial do IPCC sobre os oceanos e as áreas congeladas (a criosfera), lançado ontem, demonstra que o nível dos oceanos está subindo atualmente “mais de duas vezes mais rápido” do que no século passado e mais rápido do que o estimado anteriormente.

As temperaturas já estão mais de 1°C acima dos níveis pré-industriais, o que tem tido efeitos drásticos sobre os ecossistemas, alerta o IPCC: “O oceano está mais quente, mais ácido e menos produtivo. O derretimento das geleiras e dos lençóis de gelo está levando à elevação do nível do mar, e os eventos costeiros extremos estão se tornando mais graves.”

Enquanto o nível do mar subiu cerca de 15 centímetros durante o século XX, “atualmente está subindo mais de duas vezes mais rápido – 3,6 mm por ano – e acelerando.”

O relatório prevê que o nível do mar “continuará a subir durante séculos”, atingindo possivelmente entre 30 e 60 centímetros até 2100, mesmo que os países acelerem os cortes de emissão e o aquecimento global seja limitado a bem menos de 2 graus, seguindo a meta do Acordo de Paris. No entanto, “se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar fortemente”, o nível do mar poderá subir de 60 centímetros para 1,1 metro.

Valérie Masson-Delmotte, uma das autoras do relatório, disse ao site Politico que o relatório lançado ontem também “revisou para cima a contribuição projetada da camada de gelo da Antártida para a elevação do nível do mar até 2100, no caso de altas emissões de gases de efeito estufa”, mas alertou que há “grandes incertezas ainda remanescentes”.

Debra Roberts, outra autora do relatório, alertou que o aquecimento global só será mantido bem abaixo de 2°C “se efetivarmos transições sem precedentes em todos os aspectos da sociedade”, incluindo a proteção dos ecossistemas e a gestão cuidadosa dos recursos.

O relatório sobre oceanos e a criosfera do IPCC teve grande repercussão na mídia, com matérias na Folha, O Globo, Valor, Carbon Brief, Inside Climate News, Climate Change News, Vox, Wall Street Journal, The Guardian, Bloomberg, New York Times, The Hill, BBC, Washington Post, USA Today, Huffington Post, La Nación, El País (1), El País (2), Les Echos, El Periodico, Reuters, Independent, South China Morning Post e Dialogo Chino, entre muitos outros veículos de imprensa.

 

ClimaInfo, 26 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)