Sínodo para a Amazônia

30 de setembro de 2019

Para acompanhar:

Nesta próxima 6ª feira (4/10) começa em Roma o Sínodo para a Amazônia. O Papa convocou os bispos do mundo inteiro para pensar sobre a propagação do Evangelho na região amazônica, envolvendo nove países e os muitos Povos Indígenas e populações ribeirinhas. O Sínodo acabou virando campo de batalha entre a ala mais tradicional e conservadora da Igreja e a ala do Papa Francisco.

Talvez outros eventuais governos não se preocupassem com o Sínodo. Mas o governo Bolsonaro e alguns dos seus generais entenderam que há uma ameaça à soberania brasileira, que a Igreja e índios almejariam declarar a independência da região. Para eles, o Papa é comunista.

Vale ler as matérias dos The Guardian e Estadão.

A Câmara Federal realizará amanhã uma audiência pública para discutir o Sínodo. Será realizada conjuntamente pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias e pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Contará com a presença de do Padre Oscar Beozzo, da organização do Sínodo; de Dom Evaristo Spengler, Bispo de Marajó; Martha Bispo, da CNBB; Manoel Andrade, da Universidade de Brasília; Kleber Karipuna, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira; e de Cleber Buzatto, do CIMI.

A audiência começa às 14h30.

Mais informações aqui.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar