Eólicas offshore terão crescimento exponencial

30 de outubro de 2019

A Agência Internacional de Energia (IEA) prevê que a capacidade instalada das eólicas offshore aumentará 15 vezes até 2040, o que demanda um investimento de cerca de US$ 1 trilhão. O resultado deve ser fruto da queda nos preços das instalações, de incentivos e políticas governamentais e da evolução da tecnologia.

Até o momento, a Europa é a região que mais emprega esta forma de geração eólica, com mais de 20GW instalados. A IEA prevê que, em 2040, esta capacidade pode chegar a 180 GW, se houverem políticas de descarbonização em seu apoio. A China, que hoje tem 4 GW instalados, pode chegar a 110 GW em 2040. Os dados são do Offshore Wind Outlook 2019.

O Extra informa que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima a existência de um potencial de quase 700 GW eólicos offshore no Brasil. Boa parte concentrado nos litorais do Rio e do Espírito Santo, exatamente onde a Petrobras tem um conhecimento profundo dos ventos, do mar e o leito do mar.

 

ClimaInfo, 30 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar