Alemanha aprova lei climática

24 de novembro de 2019

Uma lei para tentar fazer com que a Alemanha cumpra suas metas para o Acordo de Paris acaba de passar na câmara baixa do Parlamento e deve passar na câmara alta ainda este ano. A lei estabelece um esquema doméstico de preços de carbono que forçará as empresas a pagar inicialmente 10 euros, cerca de US$ 11, por tonelada emitida de dióxido de carbono proveniente de aquecimento e transporte.

Segundo o New York Times, cientistas climáticos e membros dos Verdes ridicularizaram o preço – que deve aumentar para 35 euros em 2025. Cientistas do Instituto Potsdam, que avaliaram o pacote, disseram que sem um preço mais alto das emissões de carbono, monitoramento eficaz e melhor integração com outras nações da União Europeia, a legislação não é suficiente para que o país cumpra a meta de reduzir as emissões de carbono em 55% até 2030 em relação dos níveis da década de 90.

A lei inclui um pacote de 54 bilhões de euros, ou cerca de US$ 60 bilhões, para incentivos para a compra de carros elétricos, substituição de fornos a queima de óleo e melhor isolamento das propriedades privadas. A lei também prevê incentivos fiscais para passagens de trem e aumentos de impostos a serem cobrados sobre o preço das passagens aéreas – todos destinados a tornar mais atraente a escolha do transporte ferroviário, que emite menos carbono, em detrimento dos aviões.

A Alemanha é a maior economia da Europa e há anos busca revolucionar seu setor de energia, substituindo combustíveis fósseis por energias renováveis. Mas este ano o governo admitiu que seria capaz de reduzir as emissões em apenas 32% em relação aos níveis da década de 1990 até 2020, e não a meta de 40%.

 

ClimaInfo, 25 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar