Alemanha aprova lei climática

Alemanha lei climática

Uma lei para tentar fazer com que a Alemanha cumpra suas metas para o Acordo de Paris acaba de passar na câmara baixa do Parlamento e deve passar na câmara alta ainda este ano. A lei estabelece um esquema doméstico de preços de carbono que forçará as empresas a pagar inicialmente 10 euros, cerca de US$ 11, por tonelada emitida de dióxido de carbono proveniente de aquecimento e transporte.

Segundo o New York Times, cientistas climáticos e membros dos Verdes ridicularizaram o preço – que deve aumentar para 35 euros em 2025. Cientistas do Instituto Potsdam, que avaliaram o pacote, disseram que sem um preço mais alto das emissões de carbono, monitoramento eficaz e melhor integração com outras nações da União Europeia, a legislação não é suficiente para que o país cumpra a meta de reduzir as emissões de carbono em 55% até 2030 em relação dos níveis da década de 90.

A lei inclui um pacote de 54 bilhões de euros, ou cerca de US$ 60 bilhões, para incentivos para a compra de carros elétricos, substituição de fornos a queima de óleo e melhor isolamento das propriedades privadas. A lei também prevê incentivos fiscais para passagens de trem e aumentos de impostos a serem cobrados sobre o preço das passagens aéreas – todos destinados a tornar mais atraente a escolha do transporte ferroviário, que emite menos carbono, em detrimento dos aviões.

A Alemanha é a maior economia da Europa e há anos busca revolucionar seu setor de energia, substituindo combustíveis fósseis por energias renováveis. Mas este ano o governo admitiu que seria capaz de reduzir as emissões em apenas 32% em relação aos níveis da década de 1990 até 2020, e não a meta de 40%.

 

ClimaInfo, 25 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)