Bolhas de carbono

Chris Goodall

Um comentário do empresário, autor e especialista inglês em novas tecnologias energéticas, Chris Goodall, fala da queda inesperada nas encomendas de turbinas a gás em 2017, a qual precipitou a queda no preço das ações da GE e da Siemens. A GE vale atualmente cerca de ⅓ do valor do início de 2017.

Siemens e GE acreditavam que o gás era um complemento às energias renováveis e, portanto, estaria protegido de danos ao longo da transição energética. Mas as vendas de turbinas caíram à medida que os investidores se esquivavam de financiar projetos que poderiam vir a ser prejudicados pela transição energética.

Para Goodall, parece que a indústria de componentes automotivos passará por um colapso semelhante. A Continental AG, um dos três maiores fornecedores mundiais das montadoras automobilísticas, há muito que defende que motores a diesel e a gasolina eficientes podem competir com os veículos elétricos (VEs), e que o mundo não pode pagar por uma mudança rápida na direção dos VEs. Mas, na semana passada, a empresa confirmou o fechamento de quatro centros de projeto e fabricação de componentes hidráulicos para motores.

O pano de fundo é, evidentemente, o aumento das vendas de VEs e, ainda mais importante, o declínio das vendas globais de automóveis movidos a diesel e a gasolina, em parte resultante das crescentes pressões da regulamentação sobre os motores de combustão interna na União Europeia e em outros países.

Goodall diz que, tal como no caso das turbinas a gás, a indústria de componentes automotivos observa a pequena participação no mercado conquistada pelos VEs – e pensa que pode gerir a transição -, mas ignora as forças negativas decorrentes da mudança que pesam sobre seus antigos mercados.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2019.

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