A Amazônia não é a única floresta em risco

Amazônia florestas do planeta

O The Guardian fez um curto apanhado do desmatamento das maiores florestas do planeta, começando, claro, pela Amazônia onde, comenta a alta de 30% ocorrida no último período do PRODES.

Etiópia: De acordo com a ONU, a cobertura florestal da Etiópia caiu de 35% no início do século XX para 4% nos anos 2000. O governo está promovendo uma iniciativa de replantio de florestas. Em julho deste ano, o primeiro-ministro Abiy Ahmed promoveu uma campanha para plantar 350 milhões árvores em um único dia. A meta nacional é plantar e manter 4 bilhões de árvores no país.

Sibéria/Rússia: A maior floresta do mundo não fica na Amazônia. Fica na Sibéria russa. Ela abriga mais de um quinto das florestas da Terra cobrindo cerca de 12 milhões de km2. Lá, os incêndios são a principal ameaça para as florestas boreais – a WWF tem relatado uma perda média anual entre 10.000 a 30.000 km2. O governo abriu uma investigação para descobrir se os incêndios são propositais para encobrir a exploração ilegal de madeira.

Papua-Nova Guiné: 70% da ilha da Nova Guiné é floresta. Mais de 2% da cobertura original não existe mais. A maior responsável pelo desmatamento é o óleo de palma, como ocorre nas Indonésia e Malásia. A  exploração de madeira também contribui.

Sudão do Sul: o Relatório do Estado do Ambiente de 2018 do país diz que 80% do desmatamento serve para esquentar água e para cozinhar alimentos, na forma de lenha e de carvão vegetal. A taxa anual de desmatamento está entre 1,5% e 2%.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)