PF descarta envolvimento de ONG nos incêndios no PA

29 de novembro de 2019

Fontes ouvidas pelo The Intercept descartam a participação de ONG nos incêndios no Pará e seguem investigando fazendeiros locais como principais suspeitos. Desde o final de agosto, a Polícia Federal trabalha para descobrir os responsáveis pelo “Dia do Fogo” na Amazônia. A investigação vai no caminho oposto ao da operação da polícia civil do Pará.

Ainda de acordo com o The Intercept, procuradores estranharam as prisões dos brigadistas desta semana e disseram que, desde 2015, investigações federais “apontam para o assédio de grileiros, ocupação desordenada e para a especulação imobiliária como causas da degradação ambiental em Alter do Chão”.

A reportagem informa que, apesar de insistentes pedidos, inclusive formais, as autoridades do Pará se recusaram a compartilhar sua investigação com os policiais federais. A PF também foi atacada na região: um carro descaracterizado no qual policiais federais viajavam pela rodovia transamazônica foi alvejado por um tiro disparado de uma viatura da polícia militar local. O caso foi relatado à cúpula da corporação, segundo apuração do site.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar