Países ricos no topo da lista dos mais prejudicados pela crise climática

países crise climática

As consequências da crise climática já não afetam apenas os países mais pobres, mas atingem em cheio os ricos, segundo o relatório anual da Germanwatch apresentado ontem na COP25.

O país mais prejudicado por fenômenos extremos em 2018 foi o Japão, com quase 1,3 mil mortos e prejuízos de US$ 32 bilhões. Logo depois aparecem Filipinas e Alemanha – esta última, devido a uma onda de calor. O Índice de Risco Climático destaca que as fortes ondas de calor foram as principais causas dos prejuízos sofridos no ano passado.

O texto conclui que as consequências da mudança climática estão afetando tanto os países mais ricos do mundo, como outros como Mianmar e Haiti, considerados historicamente sujeitos a eventos extremos, explicou Renato Redentor Constantino, diretor-executivo do Instituto para o Clima e as Cidades Sustentáveis (ISC).

Entre 1999 e 2018, morreram no mundo quase meio milhão de pessoas e as perdas econômicas chegaram a R$ 3,17 bilhões de euros, devido aos fenômenos climáticos de grande proporção.

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)