Deputado pede investigação contra Heleno por espionagem de ambientalistas na COP25

20 de outubro de 2020

O deputado federal Ivan Valente (SP) entrou com representação na Comissão de Ética da Presidência da República pedindo a abertura de inquérito disciplinar contra o general-ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O pedido faz alusão à revelação feita na semana passada de que servidores da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) monitoraram negociadores e ambientalistas brasileiros durante a Conferência da ONU sobre Clima em Madri (COP25), em dezembro passado. No documento, o parlamentar argumentou que a ação dos arapongas da ABIN na Espanha feriu “todos os padrões éticos de comportamento”, e acusou Heleno de cometer improbidade administrativa, abuso de autoridade, desvio de finalidade e prevaricação.

Sobre essa questão, vale a pena ler o texto de Thomas Traumann na Veja. Ele explica que a ABIN, criada para suceder o temível Serviço Nacional de Informações (SNI) dos tempos da ditadura militar, tem como missão formal fornecer à Presidência informações e análises estratégicas, oportunas e confiáveis, necessárias ao processo decisório. Não está entre as atribuições dela espionar cidadãos brasileiros no exercício de seus direitos constitucionais, muito menos “enquadrar” diplomatas e funcionários técnicos do governo. “Não cabe ao general Heleno decidir quem são os bons ou maus brasileiros. (…) Isso é o uso do Estado para ameaçar a liberdade de expressão. É tentar transformar a ABIN de volta no velho SNI”, escreveu Traumann.

Em tempo: A situação do meio ambiente no Brasil está tão tranquila (?) que Ricardo Salles se deu ao luxo de driblar o expediente em Brasília para ir até São Paulo fazer campanha para um candidato a prefeito aliado do presidente Bolsonaro. Na 2ª feira passada (19/10), Salles e o secretário-executivo do ministério das comunicações, Fabio Wajngarten, visitaram a produtora de TV do candidato e lá ficaram por cerca de uma hora. O Globo e Valor destacaram a “escapada” de Salles.

 

ClimaInfo, 21 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar